Antes de saires de casa presta atenção

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Joana Vasconcelos e as tapeçarias de Portalegre

Apesar de desertificado e economicamente fragilizado, o distrito de Portalegre é rico em capital endógeno, contudo, por falta de orientação estratégica, de espírito de união e coesão ou por pura má vontade dos governos que têm passado por São Bento, tal potencial não é devidamente aproveitado.

Somos dos distritos menos populosos do país, de acordo com os últimos censos pouco passamos dos cem mil habitantes, apresentamos níveis de instrução baixos, falta de oportunidades de trabalho, população envelhecida e falta de perspectivas de futuro.

As três cidades do distrito procuram sobreviver isoladamente, cada qual da forma como pode, sem que haja grandes sinergias entre elas, a falar verdade até acho que há rivalidades…senão avaliemos o relacional no que diz respeito à disputa de valências…

A haver uma estratégia de desenvolvimento coerente, cada qual teria o seu espaço natural, de acordo com as suas potencialidades e complementar-se-iam para benefício do distrito e dos seus habitantes.

Já nem falo em relação às vilas, porque se retirarmos a pujança económica do concelho de Campo Maior, através do Grupo Delta Cafés, todas as outras parecem perder fulgor a cada dia…

Com base nisto, acredito que deva ser motivo de orgulho para todo o distrito que ontem na capital de distrito, tenha entrado em tear na Manufactura de Tapeçarias de Portalegre, uma tapeçaria de grandes dimensões desenhada pela artista plástica Joana Vasconcelos, reconhecida internacionalmente. Terá 13 metros quadrados e integrará a exposição da artista no Palácio de Versalhes em Junho de 2012.

Para assinalar o arranque da sua execução, Joana Vasconcelos esteve em Portalegre, acompanhada da primeira-dama Maria Cavaco Silva e outras individualidades da cidade e da região.

As tapeçarias são sem dúvida uma imagem de marca da cidade capital de distrito, a par da cortiça ou dos vinhos.

Iniciativas como esta são de extrema importância para a valorização dessas actividades. Cabe a todo o distrito apoiá-las, esperando que Portalegre saiba ser uma cidade verdadeiramente agregadora e potenciadora de desenvolvimento regional…ao fim e ao cabo o que se espera de uma capital de distrito. Ou não?

São Mais Dualidades!!!
NP

2 comentários:

Elvascidade disse...

Pena é que Portalegre não seja essa capital de distrito que realmente deveria ser.

André Miguel disse...

Má vontade dos governos que têm passado por São Bento?
Os Alentejanos só se podem queixar de si próprios, pois como muito bem diz cada um puxa a brasa à sua sardinha. Somos uma grande região, mas com gente de vistas curtas.