Antes de saires de casa presta atenção

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Há reunião em Bruxelas!

As expectativas são muitas, mas as resoluções não trarão a bonança que todos desejaríamos.

Certas são as mudanças aos Tratados da União Europeia que envolvem os 27 Estados-membros, limitando-se ao conjunto de países que compõem a zona euro.

"Queremos os 27, mas se no seio dos 27 houver um bloqueio, passaremos a 17", disse Sarkozy, depois de o primeiro ministro britânico, David Cameron, ter ameaçado não assinar qualquer compromisso se não obtivesse garantias suficientes para proteger os interesses do Reino Unido.

23 dos 27 países parecem concordar com as intenções da Alemanha e corroboradas pela França. Assim sendo, a Europa orçamental parece ter dado alguns passos, assumindo-se a necessidade dos orçamentos de cada Estado serem supervisionados pela Comissão, bem como a definição de severas represálias para os países que ultrapassem os limites fixados ao défice.

Todas as intenções são válidas desde que se garanta a continuidade do Euro, pois se alguns de nós fomos contrários à sua chegada, temos agora consciência que a saída da moeda única seria calamitosa para a já periclitante situação económica e financeira do país.

Preocupante é percebermos que navegamos à deriva, ou como quem diz, navegamos para onde a Chanceler Merkl quer que o façamos. É notório o reforço de importância que a Alemanha tem ganho a nível europeu, poderio que lhe advém da hegemonia económica. Quem tem pode!

Parece que na carga genética dos alemães existe um gene que os desperta para o domínio do velho continente. A história recorda-nos de episódios dramáticos em que a Alemanha teve intenções de dominar.

Outrora pela força e pela guerra física e militar, ceifando vidas e destruindo cidades…hoje pelo poder do dinheiro, ditando regras, impondo resoluções e arrastando-nos para uma espiral da qual ninguém tem muito bem ideia de como sair...

Em Bruxelas continua a reunião dos líderes europeus…mas presumo que pouco ou nada vai mudar no dia-a-dia cada vez mais apertado do cidadão comum.

São Mais Dualidades!!!
NP

1 comentário:

Elvascidade disse...

Somos uma marionete nas mãos dos “poderosos”