Depois da circular à cidade que deu um ar arrumado e agradável à nossa Elvas e facilitou o transito entre o centro histórico e os diversos bairros que se espalham à sua volta, a autarquia anuncia a agora melhoria nas diversas acessibilidades à cidade.
A primeira a sofrer intervenção, por um período de 18 meses, será a ligação a Espanha, mais concretamente a Badajoz. A avenida do mesmo nome será alvo de intervenção desde a rotunda do Forte de Santa Luzia e até ao acesso à A6 nas Sochinhas.
As obras consistirão em definir duas faixas de rodagem em cada sentido, construção de separador central, iluminação, rotundas nos principais cruzamentos e entroncamentos e ciclovia. Finalmente os ciclistas elvenses terão um percurso urbano onde praticar tranquilamente o seu desporto favorito.
Desta forma ficaremos ainda mais próximos da cidade vizinha cuja ligação do lado de lá da fronteira e até à fronteira do Caia apresenta aspecto semelhante.
É cada vez mais fácil e cómoda a deslocação entre Elvas e Badajoz.
Está também agendada obra semelhante no extremo oposto da cidade, na ligação a Lisboa. Desta feita, as obras decorrerão desde a rotunda do Aqueduto da Amoreira até à rotunda das Piscinas Municipais, incluindo as ditas duas faixas de rodagem em cada sentido, separador central, etc, etc...
Dignificará o principal acesso nacional à cidade, destacando ainda mais obras como o Coliseu e facilitando o trânsito em cruzamentos complicados como os da rua de Portalegre, do Bairro Europa e a ligação ao Intermarché e rua Paco Bandeira.
Fala-se também numa melhoria no acesso a Juromenha, completando um conjunto de obras que trarão melhorias no escoamento de tráfego.
Na blogosfera elvense tem-se falado sobre a necessidade de, nesse sentido, criar variantes à cidade para libertar da zona mais central os pesados que acedem a Elvas vindos de Juromenha. Essa intervenção levaria à construção de duas variantes, uma no sentido de Badajoz e outra na direcção de Lisboa, permitindo aos pesados circularem em volta da malha urbana.
Não sei se é esta a intenção da autarquia mas as melhorias são sempre bem-vindas.
Importante seria o incremento de postos de trabalho disponíveis...continuamos à espera.
São Mais Dualidades!!!
NP
4 comentários:
Não vai ser mais cómodo nem mais fácil, o trânsito até ao nó da auto-estrada é completamente fluido!
Infelizmente continua por fazer a variante sul ao Bairro de Santa Luzia, com trânsito quase contínuo de camiões em frente às Escolas do Bairro de Santa Luzia.
Privilegiou-se uma via já com trânsito fluido, em detrimento de desviar o trânsito que vem/vai de de/para Juromenha, deixando por fazer as ligações urgentes para a estrada da Lisboa e Badajoz.
Não ponho em causa a obra que só embeleza mas é inútil.
Lamento e fico revoltado com a ordem de prioridades, vá-se lá a saber porquê...
O que a Câmara faz com a nova Av. das Sochinhas é só "obra" para votos!
Aqui está a minha perspectiva, publicada a 15 de Julho no meu blog:
http://zedemelro.blogspot.com/2010/07/elvas-nova-avenida-das-sochinhas.html
Em boa hora se decidiu embelezar as entradas da cidade embora também seja da opinião que existem outras prioridades.
Piu....
Jinhos,
MS
Enviar um comentário