Confesso que não sou um adepto praticante, se assim se pode chamar, não sou assíduo no antigo Estádio Municipal, actual Patalino em homenagem a esse nome maior do futebol elvense, mas o “azul e ouro” tem um lugar especial no coração de todos nós.
Longe vão os anos da euforia dos escalões cimeiros do futebol português onde toda a cidade convergia para a Fonte Nova munida de bandeiras, cachecóis e outros utilitários. Qualquer coisa servia para ostentar as cores do clube raiano, à data, capaz do maior feito : o primeiro escalão do futebol português ao lado dos míticos Sporting, Benfica ou Porto.
Recordo-me do sofrido anúncio da subida. Depois de horas de espera por uma decisão administrativa, Manuel Carvalho anunciava a pleno pulmão na antiga Rádio Elvas que, O Elvas CAD ascendia à 1ªdivisão nacional.
De imediato todos nos mobilizamos e, pequenos e graúdos, enchemos as principais artérias do centro histórico, muitos carros buzinavam repletos de rostos sorridentes, bandeiras…o azul e ouro no seu melhor.
Nas duas temporadas consecutivas em que O Elvas resistiu nesse escalão, uma vez mais bafejado por sorte administrativa, houve bons e maus momentos, mas ficam na memória os desafios com os chamados três grandes e algumas boas prestações que os alentejanos tiveram, fazendo suar os que ocupavam os lugares cimeiros da classificação.
Vinte e cinco anos depois muita coisa mudou no nosso Elvas…
A decadência financeira da cidade e da região foram arrastando o principal clube da cidade para escalões cada vez mais modestos até chegar às competições distritais.
Contudo, esta época, O Elvas apresentou-se com um grupo aguerrido, cheio de motivação e com provas dadas dentro das quatro linhas. À frente da equipa, o treinador Jorge Almeida.
Em primeiro lugar na classificação, O Elvas tem a sua prova de fogo no próximo domingo frente ao rival Campomaiorense que com ele disputa a subida à 3ªdivisão nacional.
Por todo o trabalho desenvolvido e pela sua rica história, O Elvas merece atingir o seu objectivo. Fazemos votos que a sorte esteja do seu lado.
E apesar de todos os apelos formulados um pouco por toda a blogosfera elvense, acho que não é demais reforçá-los. Há vinte e cinco anos a população elvense disse “presente”. Façamo-lo outra vez no próximo domingo. Mostremos à cidade e à região o verdadeiro significado da “onda azul e ouro”.
São Mais Dualidades…
NP
EU HOJE SOU...
-
Boa tarde amigos. Acabo de regressar do Algarve. Espero que estejam todos
bem. Eu continuo com o problema dos olhos e ainda há espera da consulta no
hos...
Há 2 meses
3 comentários:
pede ao eurico que abra as portas ou cobre 1 euro
de outra forma a malta não vai lá pagar 5 euros
... Eu vou! Mas é claro que se houvesse baixa nos preços seria muito melhor.
Eu vou!!!!
Se a direcção baixar os preços penso que será positivo, se não baixar eu vou na mesma. Se dou 20 para ir ver o Sporting, também dou concerteza e com mais vontade 3 para ver o GRANDE ELVAS.
Abraço e até Domingo
Enviar um comentário