Antes de saires de casa presta atenção

segunda-feira, 9 de maio de 2011

7 Maravilhas da Gastronomia

A onda das 7 maravilhas continua.
Depois das 7 maravilhas de mundo, das 7 maravilhas de Portugal, das 7 maravilhas naturais de Portugal e mais algumas outras que me tenham passado ao lado, chega agora a vez das 7 maravilhas da gastronomia nacional.
Aqui tenho de dar o braço a torcer e reconhecer se há algo que Portugal tem de bom e extremamente variado, é a sua gastronomia. Um característica do nosso país que é largamente reconhecida por quem nos visita. Poucos são aqueles que não se deixam conquistar pelo estômago.
Curioso também o facto de mesmo sendo Portugal um país pequeno, consegue ter as mais variadas gastronomias regionais. Cada região tem as suas pérolas gastronómicas que tão bem as identificam.
Aqui perdoem-me o regionalismo mas, dentro daquilo que o meu estômago já teve oportunidade de digerir, a gastronomia alentejana é daquelas que no nosso país consegue ser mais variada e dar mais cartas no bom paladar à mesa. Gostos não se discutem, já dizia na semana passada a propósito de outro tema.

Depois de muita discussão e debate (e provavelmente também alguma controvérsia e polémica), como seria de esperar com um leque de escolhas tão grande e variado, o júri desta votação lá chegou a consenso quanto às 21 especialidades culinárias finalistas. Agora, cabe aos portugueses votarem nas suas preferências para chegarmos ao top dos tops.
Novamente deixando o meu regionalismo falar mais alto, acho que neste lote de finalistas cabiam mais algumas maravilhas da cozinha alentejana, que em nada ficam a dever a algumas das outras nomeadas.

O conjunto das 21 especialidades está dividido por categorias, desde as entradas, até ao peixe e à carne, passando pelas sopas e pelos doces, com 3 iguarias nomeadas para cada categoria.
"Nas entradas a mesa faz-se, por exemplo, com a Alheira de Mirandela (Trás-os-Montes e Alto Douro) e o Pastel de Bacalhau (Lisboa e Setúbal).
Nas sopas há o Caldo Verde (Entre Douro e Minho) e a Açorda Alentejana. No marisco o Xarém com Conquilhas (Algarve). No peixe o Polvo Assado no Forno (Açores) e a Sardinha Assada (Lisboa e Setúbal). A categoria carne não esqueceu a Chanfana e o Leitão da Bairrada (Beiras). Na Caça a Madeira faz-se representar com o Coelho do Porto Santo à Caçador. Por fim, nos doces a mesa faz-se, entre outros, com os Pastéis de Tentúgal (Beira Litoral) e o Pastel de Belém (Lisboa e Setúbal)".

A votação já está aberta e pode ser feita por SMS, chamada telefónica, pela internet, através do site oficial da iniciativa (aqui) e também do Facebook (aqui). Prolonga-se até ao dia 7 de Setembro e a habitual gala final será no dia 10 de Setembro.
Para terminar, deixo aqui as 21 maravilhas da mesa portuguesa que foram seleccionadas para a grande final. Fica o convite para saborearem e, se estiverem para aí virados, votarem. De deixar água na boca.

Entradas
Alheira de Mirandela (IG) (Trás-os-Montes e Alto Douro)
Pastel de Bacalhau (Lisboa e Setúbal)
Queijo Serra da Estrela – DOP (Beira Interior / Beira Litoral)

Sopa
Açorda à Alentejana (Alentejo)
Caldo Verde (Entre Douro e Minho)
Sopa da Pedra (Estremadura e Ribatejo)

Marisco
Amêijoas à Bulhão Pato (Lisboa e Setúbal)
Arroz de Marisco (Estremadura e Ribatejo)
Xarém com Conquilhas (Algarve)

Peixe
Bacalhau à Gomes de Sá (Entre Douro e Minho)
Polvo Assado no Forno (Açores)
Sardinha Assada (Lisboa e Setúbal)

Carne
Chanfana (Beira Litoral)
Leitão da Bairrada (Beira Litoral)
Tripas à Moda do Porto (Entre Douro e Minho)

Caça
Coelho do Porto Santo à Caçador (Madeira)
Coelho à Caçador (Beira Litoral)
Perdiz de Escabeche de Alpedrinha (Beira Interior)

Doces
Pastéis de Tentúgal (IG) (Beira Litoral)
Pastel de Belém (Lisboa e Setúbal)
Pudim Abade de Priscos (Entre Douro e Minho)

JP

2 comentários:

Elvascidade disse...

A esta hora com o apetite aberto! :)

Anónimo disse...

Realmente, isto tá mt mal districuido...
Os pastéis de belém, que aos anos que não comia, fui lá e cada vez estão piores.
Neste momento é só nome, qualidade ZERO!
Mas pronto, são opiniões...

Jinhos,
MS