Para o Oito e Oitenta desta semana proponho o facto de se aproximar do fim um dos casos mais polémicos da justiça portuguesa: o Caso Casa Pia.
Depois de uma longa investigação e de anos e anos de audiências em vários tribunais, sete anos depois o país volta a ter interesse pelo assunto à medida que está prestes a conhecer-se a sentença, agendada para o próximo dia 5 de Agosto.
Estou convencido que nunca será conhecida a verdade sobre este caso e em causa fica a justiça portuguesa.
Até à absolvição ou condenação, todos os arguidos são presumivelmente inocentes, apesar de o julgamento popular já ter construído o seu próprio parecer.
Confesso que me intriga toda esta questão e há perguntas para as quais nunca obteremos respostas.
Por um lado, não acredito que tivesse sido desenvolvida uma cabala, como alguns sugerem, contra os actuais arguidos. Seria rebuscado de mais e não me parece que a inveja de terceiros pudesse ser suficiente para desenvolver um esquema tão complexo. Além do mais, porque estes acusados e não outros? Que interesses poderiam estar em jogo? E que elo ligaria figuras tão heterogéneas da nossa sociedade?
Por outro lado, a haver inocência por parte dos arguidos, são vidas que ficarão irremediavelmente destruídas, pessoal e socialmente, porque um processo desta natureza deixa marcas definitivas.
No sábado passado, tal como muitos portugueses, estou certo, assisti à entrevista concedida por Carlos Cruz a Daniel Oliveira no seu Alta Definição. Talvez o Senhor Televisão tivesse sido um dos que mais perdeu com toda esta história, e enquanto o ouvia falar, pensava com os meus botões : "Será? Não será?"
A verdade é que todos temos a pretensão de conhecer intimamente as figuras públicas que nos entram diariamente pela televisão e Carlos Cruz marcou o panorama televisivo de gerações de portugueses. À partida ninguém sequer imaginaria vê-lo envolvido num assunto desta natureza…mas a verdade é que está lá.
Quanto às vítimas, esses sim viram as suas vidas desmoronar-se, alguns com traumas que os condicionam até ao fim dos seus dias e obviamente é necessário que os responsáveis sejam punidos. Já que não se pode remediar o mal feito, pelo menos que se pague pelos erros e sirva de exemplo para evitar futuras situações.
Aguardemos pelo desfecho do caso, que por certo não será definitivo, porque se avizinham recursos a outras instâncias seja qual seja a decisão.
Para Carlos Cruz, Jorge Ritto, Manuel Abrantes, Ferreira Diniz, Hugo Marçal e Gertrudes Nunes está a chegar o dia em que o seu futuro será definido...
A todos nós, resta-nos esperar que se faça justiça.
São Mais Dualidades!!!
NP
EU HOJE SOU...
-
Boa tarde amigos. Acabo de regressar do Algarve. Espero que estejam todos
bem. Eu continuo com o problema dos olhos e ainda há espera da consulta no
hos...
Há 2 meses
4 comentários:
Será que é desta que se conhece a sentença?
Independentemente da sentença ser absolutória ou cindenatória, nunca se saberá, infelizmente, toda a Verdade!
Para já só há um culpado o Bibi, que com toda a experiência adquirida de certeza que dava um óptimo comentador em programas rosa...
http://www.processocarloscruz.com
Quem se lixa é sempre o mexilhão.
Não vêm o Primeiro Ministro??
Ele está em todas, mas quando é para concluir, nunca lá esteve!
Mistério.....
Uns são de uma cor, outros são de outra, mas todos são amigos. Como TODOS têm podres, encobrem-se uns aos outros.
De facto, a política é uma coisa muito suja!
Vá de retro!!!
Jinhos,
MS
Enviar um comentário