Quando tudo indicava que a primavera chegaria uns dias mais cedo e que o sol encheria o Carnaval, a meteorologia pregou-nos uma partida e aos foliões espera-os chuva e frio.
Lamentam-se as previsões, até porque foi feito investimento nos corsos carnavalescos e esperava-se, pelo menos, que pudessem sair à rua em todo o seu esplendor.
Por Elvas, e se São Pedro o permitir, o Carnaval escolar está previsto encher de cor e alegria as artérias mais emblemáticas do burgo na sexta-feira de manhã, dando um pouco de vida a uma zona que ultimamente se tem apresentado muito parada. Os pais e restantes familiares não deixarão de acorrer para ver “in loco” os benjamins da família encarnando as mais diversas personagens.
Depois disso, o XV Carnaval Internacional de Elvas vai desenrolar-se por três corsos e uma gala.
Os corsos percorrerão como habitualmente o centro histórico nas tardes de sábado, domingo e terça-feira, onde se esperam milhares de assistentes para ver passar os carros e mascarados de Elvas, mas também as comparsas de Badajoz e de Olivença.
A fasquia está alta. O Carnaval tem vindo a crescer em qualidade e espectacularidade e todos temos curiosidade de assistir às exibições de “habitues” como Varche, Sociedade de Instrução e Recreio, Calçadinha, entre outros.
Acho que aprendemos com o que já faziam “nuestros hermanos” e criámos o nosso estilo próprio. O resultado final é francamente positivo. Milhares de elvenses envolvidos, actividade associativa no seu melhor e um excelente cartaz turístico para a cidade e o concelho.
Pelo segundo ano consecutivo, o Coliseu da cidade é o palco de uma gala de Carnaval no serão de segunda-feira onde poderemos assistir a uma exibição mais elaborada de cada um dos grupos, num misto que se espera de criatividade e animação como a do ano passado.
Mantendo a tradição, o nosso Carnaval não entra em despesismos desnecessários e os Reis continuam a ser figuras da terra que, apesar de não serem um chamariz para visitantes de concelhos vizinhos, têm bastante significado para os elvenses. Os sobejamente conhecidos Rui e Antonieta Choças, ou Ruca e Neta como desde pequeno me habituei a chamar-lhes, são figuras que fazem parte da história do nosso Carnaval.
Presumo que esteja tudo a postos, o trabalho em carros, fatos e ensaios tem sido árduo para que o Carnaval saia à rua cada vez mais profissional e estruturado, fruto do empenho e da entrega de todos quantos lhe dão corpo.
O mínimo que se espera, Senhor São Pedro, é que o tempo ajude e deixe brilhar o resultado do trabalho de tantos e bons artistas.
Encontramo-nos na rua da Cadeia!
Elvas no seu melhor!!!
São Mais Dualidades!!!
NP
EU HOJE SOU...
-
Boa tarde amigos. Acabo de regressar do Algarve. Espero que estejam todos
bem. Eu continuo com o problema dos olhos e ainda há espera da consulta no
hos...
Há 2 meses
4 comentários:
O Carnaval é uma daquelas quadras que me passa mesmo ao lado ...
Beijinhos,
Esperemos que o S. Pedro ajude.
Que sirva para trazer euros para o Concelho.
As previsões do tempo não são nada animadoras :(
O ano passado, tb por causa do tempo, acabou por ser um fiasco...
Aguardemos...
Jinhos,
MS
Enviar um comentário