Lembro-me que desde sempre tive particular cuidado com a escrita. Sempre fui atento à forma como as palavras eram escritas e nos ditados procurava falhar o menos possível, porque nunca tolerei erros de português. Mesmo com a acentuação habituei-me desde sempre a cumpri-la criteriosamente e tenho conseguido cumprir os meus objectivos de escrita.
Mais recentemente, com as novas tecnologias e o novo português que surgiu com sms e redes sociais, sempre procurei abreviar com coerência, sem alterar os caracteres que compõem cada palavra e não utilizando os habituais "x" e "k" onde não tem necessidade de ser usados.
Estava tudo a correr tão bem, vem estes gajos do acordo ortográfico e lixaram-me...
Confesso-me algo perdido e sem noção do que mudar e porque mudar.
Ouve-se falar na queda de algumas consoantes mudas, na alteração de acentuação e o diabo a sete, mas acho que não estamos devidamente informados.
Gerações anteriores à nossa já passaram por este tormento. Não nos esqueçamos que outrora se escreveu pharmacia, tipographia, Luiza, etc...
Para atenuar toda esta confusão registo com agrado o regresso ao primeiro canal da televisão publica do programa "Cuidado com a língua" conduzido por Diogo Infante e os seus convidados.
Ontem, além de uma última homenagem a Artur Agostinho que participou como convidado na que, tenho ideia, foi a sua última participação em televisão, Diogo Infante esclareceu algumas pormenores do malfadado acordo ortográfico.
Falou-se no verbos Ver e Vir e da confusão que causam quando conjugados no presente na terceira pessoa do plural. O curioso é que todos recordamos as regras básicas que nos incutiram na Escola primária, apesar de já terem passado bastantes anos.
"O verbo ver escreve-se com dois e’s tal como os dois olhos que temos, enquanto que o verbo vir se escreve-se só com um."
Bons tempos…particularmente sinto-me confuso e acho que, dificilmente, deixarei de escrever como até aqui. Quem achar que eu escrevo com erros, que pense...
São Mais Dualidades!!!
NP
EU HOJE SOU...
-
Boa tarde amigos. Acabo de regressar do Algarve. Espero que estejam todos
bem. Eu continuo com o problema dos olhos e ainda há espera da consulta no
hos...
Há 2 meses
2 comentários:
Modernices!
No último "post" dedicado a Vila Fernando confundiu "eminente" (importante) como "iminente",(a todo o momento), o corrector ortográfico não resolve tudo, sobretudo quando se trata de palavras homófonas...
Enviar um comentário