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quinta-feira, 29 de julho de 2010

Parece que desta é que é

Parece que finalmente chegou a boa notícia, tão aguardada pelos defensores do TGV. As obras do TGV Poceirão-Caia, na ligação Lisboa-Madrid, vão arrancar em Setembro.

Ontem, o Ministro das Obras Públicas, António Mendonça, na presença do seu homólogo espanhol, o Ministro do Fomento de Espanha, disse que do lado espanhol os trabalhos vão mais adiantados.
"Constatamos hoje que o projecto de alta velocidade em Espanha está no terreno e a desenvolver-se. Mais de 100 quilómetros já em construção. Também têm um conjunto muito significativo de outros troços em estudo, execução e adjudicação", disse o Ministro Português.

António Mendonça garantiu que em Portugal os trabalhos têm início em Setembro e que o arranque oficial será dado na Cimeira Ibérica a realizar em Elvas.
"Em Portugal as coisas estão ligeiramente mais atrasadas até porque a metodologia que nós seguimos é diferente. Nesta ligação Lisboa-Madrid optámos por duas grandes parcerias público-privadas. Em Setembro vamos ter a oportunidade, talvez quem sabe, no âmbito da Cimeira Ibérica, de marcar no terreno o arranque da obra na ligação entre o Poceirão-Caia", disse ainda o ministro português.

Relativamente à outra parceria público privada que faz se pretende para fazer a ligação entre Lisboa e o Poceirão, que inclui a terceira travessia sobre o rio Tejo, António Mendonça adiantou que, devido à crise internacional, houve necessidade de repensar o modelo de financiamento do projecto.
"Era uma parceria que necessitava de recurso a um elevado crédito bancário e neste momento estamos a tentar canalizar um conjunto de verbas comunitárias que podem ser utilizadas no âmbito desse projecto e dessa maneira aliviar significativamente os encargos financeiros do estado".

Quanto ao Ministro espanhol do Fomento, este também teve oportunidade de dizer que "reforçamos hoje aqui, com a realização deste teste, que entre Portugal e Espanha há um compromisso assumido e que a linha Madrid-Lisboa é estratégica. É uma rede prioritária transeuropeia e está concebida para o tráfego misto o que lhe confere um carácter mais eficiente e competitivo".

Ou seja, parece que é desta que chega a notícia tão aguardada por muitos e vista pelo Governo com imprescindível para o desenvolvimento económico do país.
Por outro lado, existe o grupo dos mais cépticos, onde eu me incluo, e que de alguma forma desconfia se o país terá capacidade de suportar este mega investimento numa altura destas e, principalmente, aquela que sempre foi a minha maior dúvida, torná-lo rentável no futuro.
Só desejo uma coisa. Estar enganado.

JP

6 comentários:

dualidades np disse...

Sócio, a rentabilidade do negócio pouco me interessa, para te ser sincero. E a linha de passageiros nem é a que mais prende a minha atenção. Enquanto elvense considero que a linha de mercadorias nos vai colocar no mapa da logistica ibérica potenciando a atracção de investimento e de criação de trabalho e riqueza. Se para isso o país tiver q ficar um pouco mais pobre mais ñ é do q uma compensação por tudo o que tem sido delapidado nesta região.
Venha o TGV e o resto é conversa.

Notícias curiosas de Elvas disse...

O TGV é bem-vindo para Elvas.

No entanto o problema não é só o endividamento a pagar no futuro com a amortização da dívida pública emitida para este fim - co-financiamento nacional - mas também manter TGV em funcionamento.

É que não só a amortização financeira terá que ser feita pelo estado, como as RECEITAS nunca cobrirão os CUSTOS de exploração(sem amortização contabilística).

Pelo que da exploração resultará uma margem negativa de sustentabilidade duvidosa.

Anónimo disse...

Pois... rentável, acho k não vai ser.
Mas a perspectiva do NP tem lógica. E por aí vale a pena. E realmente, se o país tem k pagar por o Alentejo ficar na linha da frente, que pague. Porque TODOS andamos, à decadas, a pagar imaturidade de governos de "coça pa dentro".
Aguaentem-se!!!!!!!!

Jinhos,
MS

Elvascidade disse...

Que assim seja!

Anónimo disse...

É por não haver preocupações com as rentabilidades dos negócios que regularmente surgem notícias como esta de hoje.

Metro do Porto está em ruptura financeira e pode parar se Estado não pagar
Alerta é do presidente da empresa. "Não há emergência", diz o Governo
00h30m
Hugo Silva e Pedro Ivo Carvalho
http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Porto&Option=Interior&content_id=1629251

Anónimo disse...

Este vai ser mais um elefante branco que todos vamos sustentar.