Esta semana foi ventilada na comunicação social a possibilidade de, parte do espólio do núcleo de Vila Viçosa do Museu dos Coches, ser transferido para o novo Museu dos Coches de Lisboa.
Não há confirmações oficiais, mas a ameaça paira no horizonte, dando mais uma prova de centralização e retirando cada vez mais atractivos ao interior do país.
Para quem não sabe, Vila Viçosa é uma localidade alentejana do distrito de Évora, limitado a norte e leste pelo concelho de Elvas, a sul pelo do Alandroal, a oeste pelo de Redondo e noroeste pelo de Borba.
Foi sede do Ducado de Bragança desde 1502 e residência de férias da família Real até à data da proclamação da República.
Hoje em dia a vila vive turisticamente do Paço Ducal, permitindo aos visitantes conhecer os detalhes do quotidiano Real do início do século passado.
Até à pouco tempo, estava no Palácio Ducal de Vila Viçosa a carruagem onde viajava o Rei D. Carlos quando foi assassinado no Terreiro do Paço. Por ocasião das comemorações dos 100 anos do regicídio, a carruagem foi transferida para Lisboa e a verdade é que ainda não regressou a Vila Viçosa.
Em virtude de tudo isto, a minha sugestão de hoje é uma visita à simpática Vila Viçosa com a obrigatória passagem pelo Paço Ducal. Além de ser um agradável passeio de fim-de-semana, devem aproveitar para visitar este património...enquanto ainda cá está!!!
São Mais Dualidades!!!
NP
EU HOJE SOU...
-
Boa tarde amigos. Acabo de regressar do Algarve. Espero que estejam todos
bem. Eu continuo com o problema dos olhos e ainda há espera da consulta no
hos...
Há 2 meses
2 comentários:
Este post levantou-me duas tristezas.
Uma pela hipótese de transferência desse espólio do sitio onde deve estar para Lisboa.
Outra por pensar que apesar de estar tão perto, ainda nunca o Palácio.
Ganda toto.
Bom fds.
caro NP,os coches bem como o recheio do palacio de vilaviçosa pertencem á casa de bragança,eles, administração, tem autonomia para fazerem o que bem entenderem é uma fundação privada,agora o que nos toca a nós alentejanos,e principalmente aos calipolenses,O DEVER DE RECLAMAR,o palácio de vila viçosa é em termos de promoção turistica do ALENTEJO,uma das mais valias se não for a que tem maior potencial,a par dos conjuntos monumentais de elvas,évora/monsaraz.
Se pretendemos uma região de TURISMO DO ALENTEJO,que tem um potencial imenso,com mar,serra,planicie,monumentos,alqueva,gastronomia,etc.,não podemos deixar de reclamar que nos retirem parte das armas que podem ajudar a promover o nosso turismo.
ESTÁ A REGIÃO DE TURISMO ALENTEJO ATENTA?parece que não ,trocou-se o cargo que devia ser dirigido por um profissional do sector,por um politico analfabeto em turismo.
Enviar um comentário