Com 2010 foram várias as figuras da cultura portuguesa que vimos desaparecer.
Lembro-me por exemplo da actriz e escritora Rosa Lobato Faria que todos nos habituamos a ver nas telenovelas e séries dos diversos canais generalistas e que mais tarde se afirmou na área da escrita tendo publicado romances, argumentos para televisão e um manancial de letras para canções, muitas das quais tiveram grande destaque nos festivais RTP da canção.
António Feio foi outro dos que nos deixou durante o ano de 2010 depois do país acompanhar, consternado e expectante, a sua luta contra o cancro. Infelizmente saiu derrotado. António Feio foi um dos nomes maiores da sua geração, comediante ímpar que a todos nos fez rir com a sua graça inata. O sucesso de obras como "Conversas da treta" deveu-se ao seu engenho e à sua arte.
Quem também desapareceu em 2010 foi a actriz Maria Dulce. Esta septuagenária que na sua infância ombreou com os grandes nomes da década de 60, participando em inúmeros filmes, desapareceu votada ao esquecimento, sem trabalho, fazendo-nos pensar na forma como Portugal trata os seus artistas...
Outra actriz que nos deixou foi Mariana Rey Monteiro, filha de nomes grandes que ajudaram a construir o teatro que hoje se faz em Portugal, e que há muito não víamos na televisão, mas que, participou continuadamente em telenovelas e séries.
Também José Saramago morreu durante 2010. Figura polémica, na vida e na morte, José Saramago deixou um legado ímpar na escrita, tendo trazido para Portugal e para a língua portuguesa o único Nobel da literatura o que o imortalizará.
Por último, a morte mais recente, a de Carlos Pinto Coelho, grande jornalista e um marco da informação portuguesa. O Senhor Acontece deixou-nos no final de 2010, contribuindo para que o ano fosse terminasse ainda mais pobre.
Todos eles deram o seu contributo para valorizar e engrandecer a cultura portuguesa nas suas diversas áreas. Aqui no Dualidades deixo uma singela homenagem em jeito de agradecimento.
Peço uma salva de palmas para todos!
São Mais Dualidades...
NP
EU HOJE SOU...
-
Boa tarde amigos. Acabo de regressar do Algarve. Espero que estejam todos
bem. Eu continuo com o problema dos olhos e ainda há espera da consulta no
hos...
Há 2 meses
5 comentários:
Muito bem recordados.
O ano de 2010 foi um ano de grandes perdas ...
Bonita homenagem ;o)
Beijinhos,
Já que estamos neste tema, lembrei-me também no cantor Beto.
É a vida.
Não nos conformamos e ficamos tristes, mas é a única coisa certa que temos...
Um bem haja aos recordados e um obrigado pela obra que deixaram feita!
:)
Jinhos,
MS
José Torres ;o)
Enviar um comentário