Faleceu ontem o Prémio Nobel português, José Saramago.
Morreu ontem, com 87 anos, na sua residência em Lanzarote, em Espanha, após doença prolongada que o afligia há já algum tempo.
O escritor português mais conhecido internacionalmente e com maior reconhecimento público, com um estilo de escrita bastante próprio, deixa-nos uma obra bastante vasta, a qual conseguiu sempre ser polémica, ganhando fãs incondicionais ou leitores que detestavam essa sua escrita, mas seguramente sem deixar ninguém indiferente.
Em homenagem a José Saramago, a minha sugestão para hoje fica a leitura de um dos muitos livros escritos por ele.
Posso até sugerir um dos seus últimos livros, Ensaio Sobre a Cegueira, que consegue descrever o lado mais cruel e cínico do ser humano e a forma como consegue passar por cima dos outros de forma a atingir o fim pretendido.
Em alternativa à leitura do livro, posso sugerir uma ida a um clube de vídeo para alugar e ver no pequeno ecrã o filme "Blindness", traduzido para português com o mesmo nome do livro e que resulta da sua adaptação para a 7ª arte.
Em livro ou em filme, aqui deixo a minha sugestão em forma de homenagem.
Bom fim-de-semana.
JP
EU HOJE SOU...
-
Boa tarde amigos. Acabo de regressar do Algarve. Espero que estejam todos
bem. Eu continuo com o problema dos olhos e ainda há espera da consulta no
hos...
Há 2 meses
1 comentário:
Apesar de não ter conseguido passar da 1.ª página quando tentei ler Saramago, reconheço a notoriedade que a ele próprio e a Portugal deu com um Prémio Nobel.
Na sua perspectiva materialista, não está a descansar em paz, simplesmente desapareceu.
Que seja perpetuado pela sua obra!
Enviar um comentário