Antes de saires de casa presta atenção

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Oito e Oitenta (#109)

Oito – Ficamos pelos oitavos...

Como dizia a sms que o sócio JP me enviou logo depois do malfadado golo de David Villa: "Já fomos..."

A garra com que cada selecção entrou em campo foi espelho do resultado. Espanha entrou atacante, pressionou a baliza lusa, apesar de não lograr o seu objectivo de marcar cedo. A verdade é que o domínio da bola pertenceu durante a maior parte do tempo a Espanha.

Apesar de ter entrado mal na competição, Espanha foi melhor a todos os níveis e por isso passam à fase seguinte deste mundial.

Depois do golo de Espanha, não fomos capazes de reagir, ficamos totalmente à toa e todos percebemos que "não íamos lá".

De nada nos serve arranjar responsáveis. Jogamos com rivais de peso, Queiroz pode ter cometido erros, Cristiano Ronaldo pode ter-se mostrado apagado neste jogo, o árbitro pode ter cometido um erro grave ao expulsar, sem razão, o jogador Ricardo Costa…no entanto, o que fica é a continuidade da Espanha na competição.

Sentimos um sabor amargo na boca, mais ainda porque a derrota acontece ante o rival de sempre que mais uma vez levou a melhor.

Hoje a tristeza é generalizada...mas como dizia o amigo JC, o país está em crise e sempre se poupa dinheiro.

Resta-nos escolher novo favorito e continuar a torcer. Eu sei que não é a mesma coisa, mas é o que há!


Oitenta – Eduardo

Se muita coisa há a criticar na performance da selecção nacional neste mundial da África do Sul, todos concordamos que, contrariamente a situações anteriores, desta feita a baliza portuguesa foi excelentemente defendida.

O guarda-redes do Sporting de Braga fez um trabalho exemplar, sofrendo apenas um golo, o tal que ditou o nosso regresso a casa.

Para trás ficaram boas exibições perante a Costa do Marfim, Coreia do Sul e o Brasil sem deixar uma única bola entrar.

O golo espanhol assinou a nossa sentença de morte, mas o guarda-redes Eduardo não é responsável do facto.

Expresso a minha homenagem ao Eduardo pelo trabalho desenvolvido! Seria bom vê-lo no próximo campeonato nacional a defender a baliza sportinguista.

São Mais Dualidades!!!
NP

terça-feira, 29 de junho de 2010

Os Quartos ao virar da esquina

Chegámos ao ponto em que já não há jogos a "brincar". Já não se pode errar. A partir de aqui, erra significa fazer as malas e voltar para casa.
Já várias equipas passaram por isso. Umas por culpa própria, outras com uma ajudinha dos árbitros. Inglaterra e México que o digam.
Possivelmente o desfecho seria o mesmo, mas a verdade é que com as situações que se passaram com os árbitros, vai ficar para sempre essa dúvida no ar.
Como seria se o árbitro tivesse validado o segundo golo da Inglaterra, o tal que daria o empate?...
E como seria se o árbitro tivesse marcado o escandaloso penalti que deu o primeiro golo à Argentina?!...

Quer se goste ou não, tudo isto já é passado. A verdade é que Inglaterra e México já devem estar em casa.
O presente joga-se hoje e toca-nos a nós. E muito.
O jogo contras os "nuestros vecinos" não será mesmo nada fácil e o meu lado pessimista até me diz que a vida não nos vai correr bem.
Para contrariar este meu pessimismo e mais uma vez fazermos história temos de jogar como ainda não jogámos neste Mundial. Dar tudo em campo.
Estatisticamente, os espanhóis levam vantagem. Historicamente, no longo prazo, no balanço de confrontos entre as duas equipas é claramente favorável ao país vizinho.
No curto prazo, ainda está na memória de todos nós o último confronto entre ambos, no Euro 2004, que nos deu a vitória, com o golo do Nuno Gomes.

Há jogos que para mim têm simbolismo que uma final e este é um deles. Então vamos tentar juntar o útil ao agradável. Vamos tentar alcançar esse simbolismo e abrir uma estrada para seguir em frente, até ao próximo jogo.
Se o conseguirmos, estará à nossa espera ou o Paraguai ou o Japão. Duas Selecções que teoricamente estão ao nosso alcance.

Mas para já, vamos tentar puxar dos galões e esperar que os nossos jogadores dêem tudo em campo e mantenham a eficácia defensiva mostrada até aqui. Esperar também que o CR7 mostre o que ainda não mostrou até aqui e tem adiado ao serviço da Selecção. Se tudo isso acontecer, os "nuestros vecinos" vão acabar de ver o Mundial em Madrid.

Às 19h30 podemos fazer história e saltar para os Quartos.
Força Portugal.

JP

segunda-feira, 28 de junho de 2010

A seguir...Espanha x Portugal

Os oitavos de final mal começaram e já têm dado muito que falar.

Ontem a Inglaterra viu-se afastada da competição depois de uma vitória expressiva da Alemanha que, podia ter tido outro desfecho caso o segundo golo dos ingleses tivesse sido considerado pela equipa de arbitragem.

A bola entra claramente na baliza alemã mas o árbitro e o fiscal de linha parecem não ter visto. Ficam as imagens para a posteridade e a certeza de que, numa prova desta natureza, e nesta altura da competição, erros grosseiros como este não se admitem.

Mas como foi aos ingleses, muito mal não vai a coisa. Rezemos para que com os nossos tugas não haja, desta feita, episódios a registar.

Entramos novamente em campo amanhã ao final da tarde...finalmente um horário aceitável para quem trabalha.

Todos reconhecem a boa forma da equipa e a elevada motivação que os jogos com a Coreia e com o Brasil conferiram a jogadores e adeptos. Pela frente temos a vizinha e eterna rival Espanha, campeã europeia em título e que promete dar trabalho.

Apesar de não terem entrado neste mundial da melhor forma, consentindo uma derrota frente à Suiça, os espanhóis têm vindo a subir de rendimento, derrotando os chilenos na passada sexta-feira, apesar de alguns episódios que podem ter jogado a seu favor.

As estatísticas jogam contra nós. Das diversas vezes que Portugal e Espanha se cruzaram em amigáveis, o número de vitórias favorece os do lado de lá da fronteira, seguem-se os empates e só depois as vitórias lusas.

Em competições oficiais, Portugal levou de vencida os espanhóis no Euro 2004 com um golo de Nuno Gomes que fez o país pular de alegria e nos levou à fase seguinte.

Amanhã, recordando os confrontos ibéricos que ao longo de séculos e séculos de história em comum unem e afastam portugueses e espanhóis, vamos estar todos com o coração nas mãos, esperando que Cristiano Ronaldo, Simão e Tiago tenham mais um momento de inspiração e nos conduzam aos quartos de final!

Força Portugal! Ha por ellos!!!!!

São Mais Dualidades!!!
NP

domingo, 27 de junho de 2010

As escolhas dos Dualidades (#90)

Finalmente parece que temos um fim-de-semana que cheira a Verão. Parece que o início formal da estação trouxe as temperaturas mais condizentes.

Para aqueles que gostam de praia, certamente que neste fim-de-semana dará para "matar o vício". Para os que não, de certeza que se consegue arranjar algum programa alternativo.

Continuamos também em época de Mundial e os dois primeiros jogos dos Oitavos de final já estão. Uruguai e Gana já marcaram presença no Quartos, enquanto o sonho dos Estados Unidos e da Coreia do Sul morreu aqui.

Para além disto, Domingo é também "época" de música Dual.
Para não variar, levam duas pelo preço de zero. Hoje podem escolher entre um clássico e uma novidade.

Dualidades NP

Dualidades JP

Bom Domingo. De praia ou alternativo.

JP

sábado, 26 de junho de 2010

Sugestão Dual (#31)

Sobre a muralha leste da cidade de Elvas, ergue-se uma parte do nosso património de que quase todos ouvimos falar, mas que nem todos conhecemos.

Refiro-me ao Cemitério dos Ingleses anexo à Igreja de São João da Corujeira, que tradicionalmente denominamos de São Joãozinho.

No referido cemitério estão sepultados cinco militares britânicos que morreram na Batalha de Albuera na província de Badajoz e simbolizam os milhares de soldados aliados que perderam a vida na batalha.

Nos últimos cinco anos a Associação dos Amigos do Cemitério dos Ingleses composta por ingleses de boa vontade, dispostos a recuperar um troço da sua história num país distante, conseguiu recuperar não só o referido cemitério como também a igreja anexa.

Segundo Célia Denney a porta-voz da referida associação “O exterior está totalmente recuperado assim como o interior, nomeadamente o altar-mor e os dois altares laterais. Agora, terminada a recuperação da capela, queremos criar um museu evocativo da Guerra Peninsular, que foi travada há 200 anos nesta região fronteiriça. O museu ficará instalado no interior da capela”
Fica o exemplo e o repto. A população elvense também pode juntar-se, potenciar receitas, angariar doações e ajudar a reconstruir outros monumentos que necessitem de intervenção.

Enquanto isso não acontece, sugere-se um passeio à recuperada Igreja de São Joãozinho. Mas vão pela fresca porque o calor já aperta.

São Mais Dualidades!!!
NP

P.S. A foto pertence ao blog Zé de Mello

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Que Mundial estranho

Depois do finalista vencido do último Mundial ter feito sido eliminado na fase de grupos e ter arrumado as malas prematuramente, ontem foi o finalista vencedor. O ainda campeão em título, a Itália, também caiu, sem glória, na fase de grupos.
Integrada num grupo onde aparentemente não deveria te grandes dificuldades na qualificação, a verdade é que a Itália regressa a casa sem uma única vitória. A sua participação neste Mundial resume-se a dois empates e uma derrota. Muito pouco.

Outro caso em que também posso considerar que houve alguma surpresa é o da nossa conhecida Dinamarca. Integrada no grupo da Holanda, onde esta seria o principal favorito e até se veio a confirmar, a Dinamarca deveria discutir a qualificação com os Camarões e o Japão.
E foi precisamente com os orientais que ontem a deixou fugir, ao ser batida (justamente) por 3-1.

Virando a agulha, do outro lado temos as surpresas pela positiva.
Antes do Mundial começar, quem diria que equipas como a Coreia do Sul, Estados Unidos, Eslováquia e o próprio Japão estariam no Oitavos de final.

Como dizia ontem um colega meu: este Mundial está tão estranho que Portugal ainda se arrisca a ganhá-lo.
Seria muito bom, sem dúvida, mas eu continuo com o meu saco cheio de dúvidas em relação a isso.
Seja como for, esse futuro passa (ou não) pelo jogo de hoje. Provavelmente mais do que decidir quem passa ou não aos Oitavos, o jogo de hoje é quase uma questão de “orgulho” nacional, não fosse contra o Brasil e o facto dos 6 a 2 ainda estarem presentes em todos nós.

Mas a interpretação dos resultados do grupo de Portugal ganha a maioria do seu interesse se os analisarmos em conjunto com os resultados do outro grupo, o H, de onde sairá o nosso adversário.
É o grupo da Espanha, campeã da Europa, mas onde ainda três equipais têm hipóteses de passar e também de ficar em primeiro ou segundo lugar. Ou seja, as incertezas quanto ao próximo adversário de Portugal são bastantes, independentemente de ficarmos em primeiro ou segundo do grupo. São tantas, que fica a dúvida sobre se será melhor acabar em primeiro ou segundo no grupo.
Como não há certezas, hoje toca a jogar para ganhar.

Força Portugal.

JP

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Diário do Mundial

A fase de grupos do Mundial da África do Sul aproxima-se do fim.

Começam a definir-se os jogos da próxima fase e no Dualidades continuamos a fazer o ponto de situação diário, facto que nos valeu ontem uma referência no Jornal Público.
Agradeço desde já o amigo Zé Maria, homem informado e atento a estas situações, que não só me alertou, como ainda me ofereceu o dito jornal. É de amigo!

Na segunda-feira México e Uruguai, do grupo A, carimbaram os seus passaportes e preparam-se para defrontar a Argentina e a Coreia do Sul, dignas representantes do grupo B.

Esperam-nos um Argentina – México e um Uruguai – Coreia do Sul. As equipas do continente americano parecem estar a dar cartas neste mundial.

No grupo C e contrariamente às minhas expectativas, a Inglaterra está nos oitavos de final. Depois de um início conturbado perante os Estados Unidos, a equipa de Sua Majestade consegue passar à fase seguinte tendo como adversário a Alemanha que também ontem se classificou no primeiro lugar do seu grupo.

O jogo a realizar no próximo domingo promete prender os espectadores, num desafio que ditará o regresso a casa de uma das duas selecções europeias.

Em primeiro lugar do grupo C classificaram-se os Estados Unidos, salvos no último minuto frente à Argélia. De seguida defrontarão o Gana, equipa africana que vem surpreendendo.

Para hoje estão previstas as decisões nos grupos E e F.

Logo mais ficaremos a saber se a Dinamarca segue em frente e se a Holanda assume o primeiro lugar do grupo. Saberemos ainda se a Itália campeã do mundo passa à próxima fase e quem a acompanha.

Isto enquanto aquecemos as vuvuzelas para o jogo de amanhã.

A Selecção já vai em viagem! Vamos todos torcer para um bom resultado e manter-nos atentos aos jogos do final da tarde para descobrir qual o próximo adversário que a sorte nos dita.

São Mais Dualidades!!!
NP

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Oito e Oitenta (#108)

Oito: Selecção Francesa

Que grande Selecção. Finalista vencida do último Mundial. Caiu frente à Itália no jogo que marcou a "linda" despedida à cabeçada do Zidane da Selecção.
Depois do apuramento quase vergonhoso para este Mundial, no jogo contra a Irlanda, com um golo marcado com a mão, já no final do jogo, o auge do regozijo dos Irlandeses (e não só) deu-se ontem.

Campanha mais que vergonhosa desta Selecção. Em vários sentidos.
Em termos desportivos, três jogos, duas derrotas, um empate, um golo marcado e 4 sofridos.
Em termos não desportivos, a passagem dos franceses pelo Mundial resume-se a troca de bocas e insultos entre jogadores e Seleccionador, ameaças de greve de jogadores, sanções desportivos, ontem, no final do jogo com a África do Sul o Seleccionador recusou-se a cumprimentar o Seleccionador adversário, enfim... tudo que não deve acontecer numa prova destas.

Apetece-me dizer que mais valia terem mostrado um pouco de fairplay no jogo com a Irlanda e terem cedido o lugar. Para isto, mais valia terem ficado em casa. A vergonha era menor.


Oitenta: Selecção Nacional

O Oitenta de hoje não podia ser outro. Ficou adiado da semana passada pelos motivos que conhecemos, portanto não podia deixar passar esta semana.

Portugal pode não ganhar o Mundial, e certamente não irá ganhar, mas esta vitória histórica deverá ficar como record da maior goleada deste Mundial e também serviu para pôr toda a gente a falar da nossa Selecção.
Foi um daqueles dias em que tudo saía bem. A maior prova disso foi o golo que o Cristiano Ronaldo marcou. Depois de um ressalto no guarda-redes adversário, a bola bateu-lhe na parte detrás do pescoço, de seguida na cabeça e acabou por lhe cair à frente. Foi só empurrar. Mas foi o suficiente para acabar com o jejum de longos meses.

A Coreia poderá não ser uma equipa de topo, mas outras equipas de "não topo" andam por lá e nem por isso se assistem a resultados destes. Que o digam os "nuestros vecinos", Campeões da Europa, que depois de justificarem o resultado de Portugal com a "miserável" qualidade da Selecção da Coreia, com a poderosa Selecção das Honduras apenas conseguiram um 2 a 0.

E agora força para o jogo com o Brasil e os próximos, espera-se.

JP

terça-feira, 22 de junho de 2010

Os golos são como o Ketchup!!!

Depois de quarenta e quatro anos a ouvirmos o relato de um heróico jogo no Mundial de 1966, onde a selecção nacional perdia e em que Eusébio conseguia dar a volta ao resultado, ontem a fasquia foi elevada.

Todos temos noção que assistimos a um jogo único!

O primeiro jogo foi de apatia, sem golos nem grandes destaques a referir, no entanto, à segunda, Portugal ascendeu directamente para a sétima posição do ranking das maiores goleadas em fases finais de mundiais de futebol.

A Selecção entrou bem, com Ricardo Carvalho a pressionar a baliza da Coreia e desde cedo se percebeu que havia intenção de marcar e colmatar a lacuna do jogo contra a Costa do Marfim.

E foi isso que aconteceu.

Raul Meireles inaugurou o marcador aos 29 minutos, passe de Tiago que entrou para substituir Deco. Em boa hora.

Até ao intervalo o resultado manteve-se inalterado, apesar da supremacia nacional.

Já na segunda parte, Portugal marcou três golos em quinze minutos.

Primeiro Simão, com assistência de Raul Meireles. Depois Hugo Almeida aproveitando um cruzamento de Fábio Coentrão e por fim Tiago, depois de um passe de Cristiano Ronaldo.

Liedson também saiu do banco, marcando o quinto pela selecção nacional, enquanto que o capitão percebia o golo, querendo acabar com o jejum. Foi talvez o mais caricato de todos, provocando um mar de gargalhadas, mas Portugal marcava o sexto e a euforia era incontida.

Tiago terminou a contagem, bisando e fechando a contabilidade do jogo.

Memorável.

Aguardamos o desempenho dos sucessores dos magriços na próxima sexta-feira, frente ao Brasil. Toca a assentar os pés na terra e a encarar o jogo com a seriedade que merece. O Brasil está apurado, Portugal praticamente também está, resta saber qual a posição em que mais convêm passar. A Espanha ganhou ontem e tudo está em aberto.

Deixo-vos os momentos do jogo...para mais tarde recordar.



São Mais Dualidades!!!
NP

segunda-feira, 21 de junho de 2010

O tudo ou nada

Hoje é o dia em que Portugal vai almoçar às 12h30.
Como já tínhamos falado, este Mundial não foi muito simpático para os adeptos portugueses que gostam de acompanhar os jogos da Selecção. Os três jogos da fase de grupos realizam-se em dias úteis da semana e em horário de trabalho.

Depois da primeira meia decepção que foi o resultado do jogo com a Costa do Marfim, Portugal depara-se hoje com uma final. No jogo com a Coreia do Norte só há um resultado possível: a vitória.
Qualquer outro resultado que não passe por ganhar o jogo de hoje, muito certamente irá pôr um ponto final na participação portuguesa neste campeonato do Mundo.
Tal qual como na preparação para o jogo com a Costa do Marfim, também agora, as esperanças da equipa Nacional mantêm-se altas, mas esperemos que desta vez elas se concretizem.

Para o primeiro jogo entrámos com o "caso Nani". Desta vez, entramos com o "caso Deco".
Segundo Carlos Queiroz as coisas estão esclarecidas mas a verdade é que eles vão acontecendo. E como dizia o outro, não havia necessidade.

Mas piores que nós, em resultados e em casos, estão os nossos "amigos" franceses. Qualificados para o Mundial com “uma mão”, seria de esperar que aproveitassem melhor esta benesse dos Deuses de uma melhor forma. Se no primeiro jogo não passaram de uma empate, o que até vai sendo algo normal neste Mundial, no segundo tiveram uma derrota quase humilhante, diria, com o México.
Pior do que isso, os casos de indisciplina de jogadores para com o Seleccionador.
Este deve ser mais outro que no final do Mundial tem as malas à porta.

No que ao nosso grupo diz respeito, o Brasil ontem fez o que se esperava deles. Sem o futebol espectáculo de outros tempos mas levando a água ao seu moinho, lá vão ganhando os jogos e a qualificação para a fase seguinte já está garantida.
O jogo de ontem também teve alguns casos de arbitragem bem interessantes.

Para hoje, só espero que a nossa Selecção justifique o porquê de estar no Mundial e leve de vencida este que, teoricamente, é o jogo mais fácil dos três.
Espero que alguns comentários que surjam a este texto já na parte da tarde sejam para dar os parabéns à Selecção e que ela consiga estar presente do Oito e Oitenta de quarta-feira. E deste vez no Oitenta. Caso contrário pode significar que já estão a fazer as malas.

Força Portugal.

JP

domingo, 20 de junho de 2010

As escolhas dos Dualidades (#89)

Ontem à noite, por mais de três horas, a cidade reuniu-se no Coliseu para assistir pelo segundo ano consecutivo ao tradicional Sarau do Professor Jorge Brito, a propósito do encerramento de mais um ano de actividades.

Depois do nível de qualidade do ano anterior, foram mais de quatro mil os que quiseram assistir às surpresas que este ano reservaria e acredito que não saíram defraudados.

Com uma boa dose de carolice, entrega e muito boa vontade, os ginastas das diversas classes mereceram ovações do público presente, provando que Elvas está viva e que há muito talento e criatividade por estas bandas.

A música, sob a supervisão do Professor Luís Zagalo, esteve a cargo da Academia de Música, à qual se associou a Universidade Sénior de Elvas, bem como o Coral Públia Hortênsia de Castro num saudável convívio inter-geracional.

Destaca-se, na edição deste ano, a presença de um conjunto de veteranos, ex-alunos do Professor Brito que aceitaram o desafio e voltaram a fazer das suas, provando que, os anos e uns quilos a mais não atrapalham, porque quem sabe nunca esquece. E foi impressionante ver a destreza e a agilidade de uma ex-ginasta actualmente com 51 anos.

Para os que, como eu, fomos alunos do mítico Professor Brito foi agradável observar a azáfama e nervosismo que sempre o invadem em dia de exibição. A sua presença sempre permanente nos momentos de maior dificuldade, e a ajuda sempre a tempo, evitando algumas lesões ou deslizes.

A festa terminou bem depois da uma da manhã, entre balões, confetis e todos os atletas na arena do Coliseu.

Ficamos à espera de mais no próximo ano. Por este, resta-me dar os parabéns ao Professor Brito por mais um êxito na sua longa vida dedicada à ginástica elvense.

E como é domingo, vamos às opções musicais.

Dualidades JP

Dualidades NP

São Mais Dualidades!!!
NP

sábado, 19 de junho de 2010

Sugestão Dual (#30)

Faleceu ontem o Prémio Nobel português, José Saramago.
Morreu ontem, com 87 anos, na sua residência em Lanzarote, em Espanha, após doença prolongada que o afligia há já algum tempo.

O escritor português mais conhecido internacionalmente e com maior reconhecimento público, com um estilo de escrita bastante próprio, deixa-nos uma obra bastante vasta, a qual conseguiu sempre ser polémica, ganhando fãs incondicionais ou leitores que detestavam essa sua escrita, mas seguramente sem deixar ninguém indiferente.

Em homenagem a José Saramago, a minha sugestão para hoje fica a leitura de um dos muitos livros escritos por ele.
Posso até sugerir um dos seus últimos livros, Ensaio Sobre a Cegueira, que consegue descrever o lado mais cruel e cínico do ser humano e a forma como consegue passar por cima dos outros de forma a atingir o fim pretendido.
Em alternativa à leitura do livro, posso sugerir uma ida a um clube de vídeo para alugar e ver no pequeno ecrã o filme "Blindness", traduzido para português com o mesmo nome do livro e que resulta da sua adaptação para a 7ª arte.

Em livro ou em filme, aqui deixo a minha sugestão em forma de homenagem.

Bom fim-de-semana.

JP

sexta-feira, 18 de junho de 2010

FrontierVille

Toda a gente conhece o sucesso e a popularidade do Facebook. É apenas a maior rede social do mundo. Poucos são aqueles que não têm conta no Facebook, para partilha das suas fotos, dos seus pensamentos, gostos e opiniões.

O Facebook só por si, pouco tempo depois de surgir, já era um sucesso garantido. Outro enorme sucesso, também da família do Facebook e que veio por arrasto foi o jogo que foi lançado, o FarmVille.
Provavelmente um dos jogos de computador que se tornou mais conhecido em todo o mundo e que pode ser jogado na internet por todos aqueles que estejam registados no Facebook.

O criadores deste jogo conseguiram estimular os instintos agrícolas e de criação de gado dos internautas e conseguiram colocar milhões de pessoas a cuidar das suas hortas e das suas criações de gajo na internet.
O sucesso deste jogo equipara-se ao do próprio Facebook. Muitos descobriram o jogo depois de aderirem ao Facebook e muitos aderiram ao Facebook para poderem criar os seus porquinhos e colher as suas alfaces.

Agora, não como substituto mas certamente com complemento, o Facebook lançou um novo jogo. A forma de jogar é em tudo semelhante ao FarmVille, o desenho dos bonequinhos não é muito diferente mas este novo jogo propõe-se desafiar os internautas utilizadores do Facebook a colocarem em prática o seu espírito de colonizadores. Chamaram-lhe FrontierVille.

Os utilizadores assumem o papel de colonos em terrenos nunca antes explorados. Como objectivos principais, terão de formar uma família, alisar terreno, criar gado, abater árvores e erguer estruturas, entre outros objectivos e detalhes.

Tudo isto irá acontecer tendo como base a interacção entre o maior número possível de utilizadores da rede social criada do Facebook, característica que já não é estranha a quem tiver passado pelas experiências do FarmVille.

Segundo os seus criadores, o FrontierVille poderá assumir-se como "um avanço qualitativo no que toca a jogos para o Facebook. Aos poucos e poucos, terão um design mais avançado, melhor jogabilidade, melhor tecnologia e interacções mais interessantes com amigos."
Refere também que "não deverão tornar-se demasiado complexos, ao ponto de assustarem as pessoas. Tratam-se de jogos para serem utilizados por milhões".
E creio mesmo que este é o principal atractivo destes jogos e a principal causa que consegue atrair tantos jogadores. Ao contrário de outros jogos de computador, complexos e com inúmeras funcionalidades, estes jogos primam pela simplicidade. É por aí que fazem a diferença.

O jogo já está disponível para os colonizadores interessados. A visitar no Facebook perto de si.

JP

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Já ouviram falar nas "vuZUzelas????

As emoções do Mundial de Futebol da África do Sul continuam a marcar a actualidade internacional de um planeta emergido em crises económico-financeiras, em taxas elevadas de desemprego, em perda de regalias profissionais, enfim, numa espiral da qual não vimos forma de sair ilesos...

A verdade é que este campeonato do mundo pode classificar-se de estranho, a avaliar pelos resultados surpreendentes a que diariamente assistimos.

Depois do empate luso que fez esmorecer a chama dos portugueses, ontem foi a vez da Espanha, segunda do ranking da FIFA e grande favorita à vitória, consentir uma derrota frente à Suíça. No outro jogo do grupo H, o Chile venceu as Honduras, ocupando de momento a primeira posição do grupo com igual número de pontos que a Suíça.

Para os espanhóis é obrigatório vencer os dois próximos jogos, sob pena de regressarem à Península Ibérica bem antes do esperado.

De volta ao grupo A, a equipa anfitriã da África do Sul foi derrotada pelo Uruguai por uma das goleadas mais expressivas do campeonato, até ao momento, correndo riscos de ver a sua continuidade comprometida e conseguindo um facto pouco usual, uma vez que as equipas que recebem o mundial costumam ficar mais tempo em prova.

Hoje é dia de vermos o que fará a França em disputa com o México! Prognósticos só mesmo no final do jogo. Os últimos acontecimentos inibem as minhas opiniões sob pena de se verem totalmente contrariadas.

Ainda hoje, voltam à cena as equipas do grupo B, liderado com três pontos pela Coreia do Sul e a Argentina que se enfrentam ao meio-dia e meio, enquanto que as quinze horas a Grécia e a Nigéria tentam pontuar, estando as duas a zero. Pode parecer recalcamento da minha parte, mas preferia que a Grécia perdesse…não tem nada a ver com a estabilidade da moeda única, mas antes com a final do Euro 2004. Não consigo ultrapassar esse acontecimento!

Um pouco por todos os sectores da sociedade portuguesa se vai falando dos resultados futebolísticos e dos detalhes do primeiro mundial a ter lugar por terras de África, até mesmo na Assembleia da República. Ah, pois é! Os senhores não podem passar todo o dia a trabalhar que nem uns mouros, também tem que descontrair um bocadinho para aliviar do trabalho esgotante que levam a cabo para bem da nação.

Mas podiam fazê-lo com um bocado mais de seriedade...

Viram ontem a tirada de Jorge Lacão no debate da assembleia? O ilustre membro do governo resolveu fazer uma alusão ao instrumento africano que tem marcado este mundial e estabelecer uma comparação face a um comportamento da bancada do Bloco de Esquerda.

À primeira que Jorge Lacão se referiu à "vuzuzela" ninguém se manifestou muito, mas à segunda uma gargalhada geral ecoou no hemiciclo.....então mas o homem não sabe que o instrumento se chama vu-vu-ze-la!!!!!

E é esta gente que nos governa? Talvez por isso estejamos tão desgovernados!!!

São Mais Dualidades!!!
NP

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Oito e Oitenta (#107)

Oito - A estreia da Selecção no Mundial da África do Sul

Nada melhor que a competição propriamente dita para deitar por terras as expectativas da selecção de todos nós.

Portugal estreia-se com um empate sofrido frente à Costa do Marfim o que dificulta as nossas pretensões de chegar longe neste Campeonato do Mundo da África do Sul.

Não fomos capazes de criar oportunidades de golo e destaco apenas o remate fortíssimo de Cristiano Ronaldo que atingiu a barra. De resto, o jogo foi desinteressante e até algo angustiante a avaliar pela maior posse de bola da Costa do Marfim e da pressão que em certos momentos soube exercer sobre a baliza lusa.

Tal como se esperava, o Brasil cumpriu o seu papel e levou de vencida a Coreia do Norte.

Começam os habituais cálculos para perceber o que nos espera...

Na próxima segunda-feira dia 21, o grupo volta a entrar em campo para novos confrontos.

Portugal jogará contra a Coreia do Norte num confronto que é obrigatório ganhar se é que ainda queremos continuar em prova na segunda fase da competição. E para prevenir futuras necessidades de afirmação, devemos vencer de uma forma numericamente expressiva.

Se acontecer o que todos esperam, o Brasil também não terá dificuldades em vencer à Costa do Marfim, somando seis pontos e assumindo indiscutivelmente a liderança do grupo.

Que o Brasil passa à fase seguinte não restam grandes dúvidas. Só ainda não percebemos qual das equipas o acompanhará...

Seguindo o meu raciocínio lógico-dedutivo, no último jogo desta fase, Portugal terá pela frente o favorito Brasil e o resultado não nos sorrirá, por certo. O mais provável é que a Selecção lusa conheça uma derrota que se deseja pouco expressiva, a não ser que sejamos surpreendidos pela positiva, mas tenho grandes reservas…

Ou seja, é provável que no total consigamos somar quatro pontos, pelo que estaremos dependentes do resultado do jogo Costa do Marfim vs Coreia do Norte.

Nada está definido, e o sofrimento luso continua até aos próximos domingo segunda-feira, dias em que se jogam os próximos desafios.

Vamos falando….e torcendo!!!!

Deixo o Oitenta para futuras ocasiões...lamento Sócio JP...

São Mais Dualidades!!!!
NP

terça-feira, 15 de junho de 2010

Chegou a nossa vez


E chegou a nossa vez. Finalmente!
Parece que o Mundial já começou há bastante tempo, que os dias iam passando e nunca mais chegava a nossa vez.
Já tivemos oportunidade de ver bastantes jogos na TV mas só hoje é que o Mundial realmente vai começar para nós. Hoje entram em campo os nossos e a partir de hoje ganha o sabor especial.

Depois de muitos dias de estágio na Covilhã, mais o estágio já na África do Sul e os dias que já decorreram desde o pontapé de saída do Mundial, tudo somado, já andamos nisto há cerca de um mês.
Depois de tudo isto, com umas pequenas polémicas à volta dos jogadores que não foram e dos que foram, depois de muita vuvuzela, já andávamos impacientes pela entrada da equipa das Quinas em campo.

Até aqui, pelo que me tem parecido dos jogos e resumos que tenho visto e dos comentários que tenho ouvido, a qualidade do futebol praticado e o espectáculo não têm abundado lá pelos lados da África do Sul.
No que a golos marcados também estamos com algumas carências, excepção feita à Alemanha que aviou bem os Australianos.

Como a esperança pode ser eterna, esperamos que Portugal contrarie estas tendências e faça um grande jogo e com golos que permitam uma vitória tranquila.

É com essa mesma esperança que aqui deixo o meu desejo e que suponho seja o de (quase) todos nós. Mesmo sem poder ver o jogo, pela hora pouco simpática a que vai dar. Esperemos que a nossa Selecção posa estar aqui, amanhã, no nosso Oitenta.

Força Portugal e que seja para ganhar. Com ou sem vuvuzelas.

JP

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Falta um dia para a estreia da Selecção Nacional

Voltamos às semanas com cinco dias de trabalho, o que por certo causará grande angústia a muitos de nós. Confesso o meu pecado. A atenuar o sofrimento, as férias começam a vislumbrar-se ao fundo do túnel, dando-nos novo alento para os períodos que se seguem.

As atenções do mundo continuam postas na África do Sul sendo hoje o quarto dia de competição. Os estreantes do dia serão as selecções da Holanda, da Dinamarca, do Japão, dos Camarões, da Itália e do Paraguai.

Vou tentar assistir a uma parte do jogo entre as duas primeiras, uma vez que se inicia ao meio-dia e meio.

Até ao momento temos assistido a jogos com poucos golos, excepto o Alemanha – Austrália de ontem ao fim da tarde, onde os germânicos golearam.

Destaque também para o empate da Inglaterra com os Estados Unidos, apesar de ter conseguido marcar aos poucos minutos de jogo, sofrendo o empate através de um golo com bastantes responsabilidades para o guarda-redes inglês. Grande frango.

Sublinho o empate da França com o Uruguai, num grupo onde o empate foi a palavra de ordem, e a derrota dos gregos. Só com Portugal é que estes chouriços parecem galvanizar-se.

A esta hora a Selecção das quinas já deve ter chegado a Port Elizabeth onde amanhã fará o primeiro jogo frente à Costa do Marfim, ainda sem certezas quanto à presença de Drogba que pode fazer a diferença na selecção africana.

Para servir as suas pretensões, Portugal é obrigado a ganhar, não só com a Costa do Marfim como também com a Coreia do Norte. Se a ideia é passar à próxima fase, Portugal terá de ter somado seis pontos quando no dia 25 enfrentar o Brasil, onde a probabilidade de uma vitória parece bastante mais reduzida.

A Selecção Nacional tem uma missão difícil neste campeonato do Mundo.

Caso consiga passar à fase seguinte, e tudo aponta a que apenas consigamos o segundo lugar do grupo, é bastante possível que tenhamos a Espanha pela frente, actual campeã da Europa e numa forma invejável...

No entanto, não há que perder a esperança e as etapas devem ser cumpridas de forma faseada. Em primeiro lugar vamos torcer pela vitória frente à Costa do Marfim, depois logo se vê. E como diz Cristiano Ronaldo, "os golos são como o ketchup".

São Mais Dualidades...de apoio à Selecção Portuguesa!!!!
NP

domingo, 13 de junho de 2010

As escolhas dos Dualidades (#88)

Finalmente entrámos no mês do Mundial. Para alguns não deve querer dizer nada e ser "igual ao litro". Para aqueles que, como eu, gostam e são fãs da bola a rolar no relvado verde, este é um dos grandes eventos "futeboleiros" a não perder e seguir com atenção.
Durante cerca de 4 semanas vai ser um dos temas mais falados no dia-a-dia e mais noticiados nos meios de comunicação social.
Com o passar das semanas vamos vendo quais são as equipas que apenas lá foram fazer turismo e quais lá estão com objectivos legítimos. Esperemos que a nossa se enquadre neste segundo grupo.

Este foi também o fim-de-semana das marchas dos Santos Populares, com direito a desfile pela Avenida da Liberdade abaixo e o fim-de-semana dos Casamentos de Santo António. Por enquanto ainda só com casais "mistos", mas vamos ver até quando.

Independentemente de tudo o resto, qualquer fim-de-semana tem um Domingo e um Domingo tem música por aqui.
A minha escolha de hoje é tuga. Cantada em inglês, mas tuga.
A música é o segundo single extraído do álbum de regresso da banda. E este regresso tem algo de diferente. O estilo mudou ligeiramente em relação ao som a que este grupo nos vinha habituando. Talvez um pouco mais próximo do som dito mais "comercial".
Mas sabem que mais?! Gostei bastante.
Ah! E grande videoclip, também! Para ouvir e ver.

Aqui fica a minha e a do NP. As escolhas. Para ouvir.
Como aperitivo: "Like angels in a crossfire; Waiting for a new play".

Dualidades NP

Dualidades JP

Bom Domingo.
JP

sábado, 12 de junho de 2010

Sugestão Dual (#29)

A época é de festas, mas desta vez o São Pedro prepara-se para comprometer os festejos do seu companheiro Santo António.

Seja como for, a minha sugestão de hoje vai para os Santos Populares de Lisboa.

Logo mais a capital vive o principal dia das festas da cidade com o desfile das Marchas Populares na Avenida da Liberdade. Espera-se uma boa moldura humana a assistir ao espectáculo, isto é, se a chuva não teimar em estragar a festa.

E depois, os tradicionais bairros lisboetas serão invadidos por residentes e visitantes que, por uma vez no ano, se juntam à volta de uma boa sardinha assada e vinho ou cerveja a gosto.

As tradições da capital continuam vivas e de boa saúde, por isso, já sabem, hoje o destino é Lisboa!!!!

Bom fim-de-semana!!!
São Mais Dualidades!!!
NP

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Pontapé de saída


É já hoje que se inicia o Mundial de 2010. O primeiro no continente africano.
Para começar, o facto de se iniciar a uma Sexta-feira não é muito vulgar. Habitualmente, nestas grandes provas internacionais de futebol o arranque é feito num Domingo.

Para já, duas coisas têm marcado esta fase de "pré-Mundial". Uma, as irritantes vuvuzelas e os arraiais que a Galp e as nossas televisões têm feito à volta delas. Mas não é só por cá. Na própria África do Sul, já houve jogadores e Selecções que se queixaram do seu irritante som. Imagino quando começarem os jogos.
A outra coisa que já está a marcar o Mundial da África do Sul é a segurança. Ou a falta dela.
Primeiro foi o caso dos jornalistas portugueses e um espanhol, que faziam parte do grupo que acompanhava a nossa Selecção que foram assaltados durante a noite, enquanto dormiam. Foram-lhes roubados bens pessoais, equipamento de trabalho e dinheiro. Um deles teve uma arma apontada.
Quase de seguida, a sorte coube à Selecção grega. Os quartos de hotel de alguns jogadores foram assaltados e roubado dinheiro.
Se a estes mais ou menos pequenos incidentes juntarmos as ameaças que foram feitas por alegadas redes terroristas sobre possíveis ataques a jogos, só podemos esperar que a coisa fique por aqui e chegado ao fim do Mundial ninguém se lembres das questões de segurança.

No que ao Mundial e ao futebol propriamente diz respeito, que afinal de contas é o que interessa, como já tinha dito, é dado hoje o pontapé de saída.
Depois da Cerimónia de Abertura, que se inicia logo depois do almoço, por volta das 14h30, o jogo inaugural, entre a Selecção da casa, a África do Sul e o México tem o início marcado para as 15h00.

A nossa Selecção apenas entra em campo, pela primeira vez, na Terça-feira, para medir forças com a Selecção da Costa do Marfim. Com ou sem a presença de Drogba, que teve uma lesão num jogo de preparação e ainda é dúvida para defrontar Portugal.
Este jogo será às 15h00. Aliás, este Mundial, pelo menos na fase de grupos, não foi nada amigo dos portugueses que trabalham e gostam de acompanhar os jogos da Selecção. Para além de nenhum jogo ser ao fim-de-semana, em termos de horários também não facilita nada. Os três jogos realizam ou às 15h00 ou às 12h30.
Esperemos que Portugal passe à fase seguinte e tenhamos mais sorte no horário dos próximos.

Num Mundial em que, na minha opinião, os grandes favoritos são a Espanha e o Brasil, continuo a torcer para que os nossos aproveitem a forma discreta como estão a ser encarados pela comunicação social internacional e até mesmo pelas outras Selecções e nos tragam uma boa surpresa. Mas para isso é preciso que façam bem melhor que na fase de apuramento e nos jogos de preparação. É a esperança a falar mais alto...

Calendário da fase de grupos aqui.

JP

quinta-feira, 10 de junho de 2010

10 de Junho

Hoje o país volta a abrandar o ritmo, se é que chegamos a acelerar depois de na semana anterior também termos direito a um fantástico feriado.

Hoje enchemo-nos de orgulho de sermos portugueses, mais do que nunca, porque disse depende um diazinho sem trabalhar.

As cerimónias oficiais vão decorrer este ano na cidade de Faro, apesar da meteorologia não ajudar muito. Para os que tencionavam aproveitar uns dias de praia, a coisa não parece nada favorável.

No entanto, apesar das actividades ao ar livre estarem comprometidas, a malta arranja com que se entreter, lá ideias não faltam.

Entretanto, e porque hoje é dia de inflamar o espírito patriótico, registo com agrado uma notícia que encontrei por acaso na Internet e que quero partilhar convosco :

“Nos primeiros cinco meses do ano, o saldo com Espanha foi favorável a Portugal. O preço da electricidade foi decisivo.

Portugal inverteu, entre Janeiro e Maio, uma tendência que se vinha tornando crónica nos últimos anos. O saldo entre exportações e importações de electricidade com Espanha foi favorável aos operadores nacionais.

De acordo com dados avançados pela Redes Energéticas Nacionais (REN), nos primeiros cinco meses do ano, Portugal comprou aos espanhóis 964 gigawatts (GWh) por hora e exportou 982 GWh. Cenário que difere daquele que se verificou no mesmo período de 2009, altura em que Portugal apresentava um saldo importador líquido de 2.123 GWh.

A justificação é simples. As condições climatéricas atípicas e o reforço das energias renováveis, cujo escoamento da produção para a rede de transporte está legalmente assegurada, permitiram inundar o mercado com electricidade mais barata do que a espanhola.”


Nem tudo é negativo! E a alma lusa precisa ser inflamada com resultados positivos que nos dêem alento e nos façam acreditar que a situação pode melhorar.

Desejo a todos um óptimo Dia de Portugal!!!!

São Mais Dualidades!!!
NP

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Oito e Oitenta (#106)

Oito

Da forma como as coisas andam, as decisões e escolhas nesta área tornam-se cada vez mais difíceis. Por isso, o Oito de hoje vai ser do tipo “cada um escolhe o que preferir”.
As hipóteses de que me lembro são bastantes:
- Os impostos aumentaram;
- A Comissão Europeia diz que, provavelmente, as medidas apresentadas pelo Governo Português são insuficientes;
- O Euro está em queda, em relação ao Dólar;
- As EURIBOR já começaram a subir e os SPREAD’s mantêm-se em máximos históricos;
- A Hungria deu a entender que a situação do país poderá não ser muito diferente da situação da Grécia. Só o rumor foi suficiente para afundar, mais uma vez, as bolsas;
- O Presidente anda a trocar bocas com o Ministro da Economia sobre se os portugueses devem passar férias em Portugal ou não;
- O Governo quer que os alunos mais burros passem dois anos de uma vez;
- A tão falada redução nos salários dos políticos afinal é só para alguns, Directores Gerais, Assessores e afins continuam na mesma;
- O poço da BP continua a largar petróleo no mar;
- Apesar de estarmos quase no Verão, este tempo de Primaveril ou Verão não tem nada;
- O Nani, um dos jogadores mais em forma da Selecção, lesionou-se;

Estes são apenas alguns dos candidatos de que eu me lembrei. De certeza que com mais um esforço se conseguem arranjar mais uns quantos, mas também não vou deprimir ainda mais as pessoas.


Oitenta: Selecção Nacional

Numa altura em que abundam os Oito e escasseiam os Oitenta, depois de uma introspecção, coloco aqui como Oitenta o jogo de ontem da Selecção Nacional. O último ensaio antes do início do Mundial.

Confesso que não vi o jogo, à semelhança da maioria das pessoas, pois como dizia ontem o NP, os horários dos jogos de Portugal neste Mundial não são muito favoráveis.
Apesar de não ter visto o jogo, o Oitenta baseia-se no resultado final. Uma vitória por 3-0, mesmo com Moçambique, não me parece má. Lembro que durante a fase de qualificação Portugal jogou com equipas bem mais fracas e conseguiu resultados bem piores.

Venham agora os jogos a sério.


JP

terça-feira, 8 de junho de 2010

Está a chegar a hora da verdade…mas que hora tão mal escolhida!!!

Banhos de multidão, já tiveram. O público em euforia a despedi-los em Portugal e a recebe-los do outro lado do mundo, também já tiveram.

Agora falta o resto!

Logo mais à tarde a Selecção de todos nós entra em campo para o último jogo de preparação do campeonato do mundo que começa na próxima sexta-feira. O adversário de hoje também fala português e promete fazer-nos pensar se, depois da vitória sobre os Camarões, temos ou não equipa.

Pepe vai alinhar no onze inicial para alegria de todos e depois deste teste, Carlos Queiroz saberá se conta com o seu contributo para a competição oficial.

Discutível é também o horário dos jogos da selecção...desta não tivemos sortezinha nenhuma. Na fase de grupos Portugal vai ser dos últimos a entrar em cena, no quinto dia da prova, defrontando a Costa do Marfim. É um jogo para ganhar, mais ainda que Drogba continua em dúvida em virtude de um braço partido. Há que pontuar para que possamos assegurar a passagem de fase e, no pior dos casos o segundo lugar do grupo.

Mas voltando ao problema do horário. Quem é que tem disponibilidade para estar em frente à televisão no dia 15 ao meio dia e meio???? A malta só sai à 1h!!!!!!!! Obviamente que se conta com a boa-vontade do patronato, mas isto de contar com o ovo no cú da galinha tem que se lhe diga...

Mas desenganem-se se acham que nos jogos seguintes a coisa se compõem, porque no segundo jogo, na segunda-feira dia 21 quando Portugal defrontará a Coreia do Norte, o apito inicial do árbitro soará novamente ao meio dia e meia...

E quatro dias depois, quando o embate for contra a selecção brasileira, num derby luso que despertará o interesse de todos, o jogo terá inicio às três da tarde, ou seja, é pior a emenda que o soneto.

Apesar do tuga adorar reunir-se com os amigos, beber umas minis e tirar um petiscozinho enquanto vibra com as emoções da selecção, desta lixaram-nos.

Cada um terá que arranjar uma forma de conseguir acompanhar o mais possível as emoções que só a Selecção Nacional é capaz de provocar aos portugueses conjuntamente.

Se a coisa correr bem e passarmos à segunda parte da competição a coisa torna-se mais fácil uma vez que, tanto o primeiro como o segundo classificado do grupo G jogarão na segunda-feira dia 28 ou na terça-feira dia 29, mas sempre às sete e meia da tarde.

Bom pessoal, de qualquer das formas, toca a tirar dos armários os cachecóis, as bandeiras e o raio das vuvuzelas e toca a torcer pela selecção.

Pelo menos durante estes dias a crise parece-nos menos séria...

São Mais Dualidades!!!
NP

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Ensino à portuguesa

Neste fim-de-semana foi de uma forma incrédula que ouvi pela primeira vez a notícia. A incredulidade foi tal que ainda pensei que tinha ouvido mal e tive de ir à internet procurar para confirmar. Para minha surpresa, apercebi-me que tinha ouvido bem e era tal e qual: a Ministra da Educação pretende propor que os alunos do 8º ano, repetentes e com mais de 15 anos possam transitar directamente para o 10º ano caso realizem com sucesso os exames do 9º ano.

Provavelmente haverá quem concorde. Eu discordo em absoluto.
Isto, para mim, tem apenas um objectivo, que é tentar aumentar a qualquer custo o mau aproveitamento que existe no ensino em Portugal, para que possamos fazer boa figura perante a União Europeia e a OCDE.
Isto é uma simples forma de dizer que aqueles alunos que se baldam às aulas, não estudam, não se esforçam e não fazem o mínimo para tentar passar o ano, no final, até lhes arranjamos aqui uns examezinhos, com meia dúzia de perguntas básicas, para que eles dêem todos o salto para o 10º ano. E no final, quando formos fazer as contas, chegamos à conclusão que temos óptimas taxas de aproveitamento e a grande maioria dos nossos alunos passou para o 10º ano.

Pergunto-me que raio de motivação é esta que se dá aqueles alunos, que muitas vezes com esforço pessoal e das suas famílias, muitas vezes com fracos recursos económicos e situações familiares complicadas, mas que vão à escola, aplicam-se e estudam para passarem nos exames ao longo de todo o ano?!
Que motivação se dá estes alunos quando vêm que o colega do lado, que passou o ano inteiro a baldar-se, nunca ligou nenhuma às aulas, nunca fez um trabalho de casa ou estudou para um teste, chegar ao final do ano e com um esforço mínimo faz o que os outros tiveram de merecer durante um ano lectivo inteiro?!

Sim, porque se o Governo vem com esta ideia maravilhosa, certamente que o objectivo é apenas um e aquele que referi em cima. Desvirtuar o sistema de ensino e criar atalhos com o único intuito de melhorar médias e resultados a apresentar lá fora, dizendo que os nossos alunos são um espectáculo.
E não tenho a menor dúvida de que com este objectivo por detrás, os exames que irão ser apresentados a estes alunos "curto-circuito" serão os típicos exames de "caca" que já muitas vezes ouvimos falar em situações anteriores, cujo facilitismo faz lembrar provas da 4ª classe.

E no meio disto tudo, onde estão as bases que o sistema de ensino pretende criar? Aquelas bases que se aprendem no dia-a-dia, in loco, nas aulas, com perguntas e respostas e exercícios?
Que bases destas terá um aluno que durante o ano inteiro, sabendo desta maravilhosa lei, nunca se preocupou ou esforçou a aprender fosse o que fosse?!

O que qualquer pessoa normal, sem segundas intenções, pensaria sobre estes casos seria: se um aluno com MAIS de 15 anos não conseguiu passar do 8º ano, certamente não será um protótipo de inteligência, então muito mais improvável será que consiga estudar a matéria de um ano inteiro e passar num exame do 9º ano, que até é um ano à frente daquele ao qual ele chumbou pelo procedimento normal. Mas este será o pensamento, repito, de alguém sem segundas intenções e não me parece que seja este o caso.

O ensino em Portugal anda mal e muitas vezes péssimo. E pergunto-me então, com leis destas, o que pretendem fazer dele? Criar um novo nível de qualidade vergonhosa?
Afinal não é só uma crise económica e financeira que vivemos. A pior de todas ainda deve ser a crise de valores. Provavelmente patrocinada por um Primeiro-Ministro que conclui a sua licenciatura em Engenharia num Domingo. Deve apostar na escola da vida.

JP

domingo, 6 de junho de 2010

As escolhas dos Dualidades (#87)

A selecção já deixou o território nacional.

Apesar de muitas reservas, o país juntou-se na despedida e o palco nacional foi montado no Parque Eduardo VII sob a chancela do Modelo, transmitido pela RTP e com Tony Carreira à mistura.

Os 24 escolhidos por Carlos Queiroz tiveram oportunidade de receber o apoio dos portugueses e tomaram consciência, uma vez mais, da responsabilidade que carregam em cima dos ombros.

O nosso Dualidades vai dedicar particular atenção ao Mundial de Futebol, como em anteriores campeonatos desta envergadura, uma vez que, queiramos ou não, o sentimento luso fala mais alto e, todos acalentamos a esperança de ver a Selecção de todos nós chegar longe.

FORÇA PORTUGAL!!!!!

Mas hoje é dia de música dual e hoje, a minha preferência vai dedicada a um amigo, que é também um dos mais assíduos participantes desta rubrica, e que ontem assinalou mais um aniversário.

Refiro-me ao Undertaker que, nas últimas semanas se tem queixado da falta de qualidade das escolhas dos sócios duais...
Espero que, em comemoração de aniversário, a minha escolha agrade ao amigo aniversariante, mas também a todos os que fazem o favor de nos visitar um domingo mais.

JP, já foste...

Dualidades JP

Dualidades NP

São Mais Dualidades!!!!
NP

sábado, 5 de junho de 2010

Sugestão Dual (#28)

A minha sugestão para este fim-de-semana é de cinema.

Nos últimos anos o cinema tem apostado muito em adaptações, sejam de livros ou banda desenhada ou de jogos de computador ou até mesmo de remakes de filmes mais ou menos clássicos.
O filme que hoje sugiro parte precisamente de uma adaptação para filme de um popular jogo de computador, no qual eu ainda perdi muitas horas a jogar. Provavelmente um dos primeiros jogos de computador que tive: Príncipe da Pérsia.

A conhecida série de jogos de aventura Príncipe da Pérsia trazia-nos um acrobático herói árabe, que lutava contra monstros e adversários com poderes mágicos, saltava paredes e muros e usava túneis para superar os obstáculos. Desde o lançamento do primeiro jogo, ia decorrido o ano de 1989, até agora, o popular jogo já possui 12 versões para diferentes plataformas.
A adaptação cinematográfica, protagonizada por Jake Gyllenhaal, conseguiu trazer o mesmo estilo e apresentá-lo num filme de acção. As cenas do Príncipe da Pérsia conseguem reproduzir bastante bem a acção e os movimentos característicos do jogo de computador.
Os cenários também merecem ser vistos, pelo cuidado e qualidade que apresentam, assim como os efeitos especiais, sempre imprescindíveis em filmes desta natureza.

Para vos abrir o apetite, deixo-vos o trailer do filme e o convite para darem um saltinho até uma sala de cinema.

Trailer Príncipe da Pérsia

Bom fim-de-semana.

JP

sexta-feira, 4 de junho de 2010

A Primeira Dama

Hoje o país está a meio gás!

As temperaturas subiram, o apelo do verão já se faz sentir e estamos todos prontos para a "silly season" que nos vai libertar psicologicamente da crise e outras agruras da vida.

Somos um país com memória curta, ainda para mais em alturas de Mundial ou de Europeu. Haja alegria!!!!!

Enquanto isso, a actualidade política do país centra-se na escolha dos candidatos à Presidência da República.

Na linha da frente partiu já Manuel Alegre que, desta feita, conta com o apoio do seu PS e de José Sócrates. Enquanto isso Cavaco Silva continua com os tabus a que nos tem habituado e, não confirma nem desmente a sua recandidatura…mas a sua direita não parece muito agradada com a sua prestação recente e ameaça avançar com uma alternativa.

Mas e que dizer de uma figura que nestes contextos fica, quase sempre na segunda linha, que é como quem diz as primeiras damas?

Confesso que a nossa actual Primeira Dama me chama a atenção pela sua forma de ser. Descontraída, pouco dada a formalidades, a esposa de Cavaco Silva rouba a cena quando aparece em actos públicos.

Goste-se ou não, e não se consegue agradar a gregos e troianos, Maria Cavaco Silva não tem a discrição das suas antecessoras e é vê-la de passeio em Cascais com a Rainha Sofia de Espanha em grande cumplicidade, de mão dada com o marido em total e completo clima de descontracção, a receber o Papa Bento XVI, etc, etc...

Mesmo quando Cavaco Silva é abordado pelos jornalistas, a esposa quase sempre aparece no enquadramento.

Talvez seja caso para se dizer, detrás de um grande Homem está sempre uma grande Mulher, se bem que neste caso talvez se deva dizer, detrás de uma grande Mulher está um grande Homem.

São Mais Dualidades!!!
NP

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Hoje é dia de...

descanso. Obviamente.

A vida não anda fácil. Ele é a crise, os impostos que aumentaram, as chatices do costume e tudo somado vai-nos dando cabo do juizo.
Para tentar contrariar, ou pelo menos, aligeirar esta onde negativa, temos de puxar pela imaginação e tentar arranjar alternativas que nos animem e deixem o astral em cima.

Como todo e qualquer bom português, gosto de feriados. Adoro, talvez. Por isso, o dia de hoje dá direito a celebração.
Provavelmente a diferença para a maioria dos outros portugueses é que eu não vou fazer ponte. Na Sexta-feira retomo, por mais um dia, a loucura do dia-a-dia.

A todos vocês, outros portugueses que decidirem passar por aqui hoje, quero dizer-vos para aproveitarem este dia o melhor possível. Façam alguma coisa que vos apeteça e que não poderiam fazer se estivessem a trabalhar. Para quem possa, talve um saltinho até à praia, que o tempo até parece ajudar.

Há que aproveitar estes dias para espantar a crise. Pelo menos antes que a crise sirva também de justificação para começar a cortar nestes feriados. Até acho que já faltou mais.

Um bom feriado para todos vocês e com a certeza de que, para os poucos que amanhã forem trabalhar, o dia vai custar muito pouco a passar. Afinal de contas, o fim-de-semana está já ao virar da esquina.

Bom feriado.

JP

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Oito e Oitenta (#105)

Oito – Greve dos camionistas na calha

Dois anos depois do país ter praticamente colapsado por causa das greves dos camionistas, a situação repete-se.

À data ficou bem clara a vulnerabilidade do país em relação a este sector de actividade, quando os combustíveis começaram a escassear e as prateleiras dos supermercados se apresentavam cada vez mais vazias. Viveram-se momentos de angústia.

Desta feita, talvez aprendendo com os erros do passado e numa posição de menor arrogância, o Governo tem-se mostrado receptivo ao diálogo e à negociação. A Associação Nacional dos Transportadores Portugueses pretende uma redução de 8 cêntimos nos combustíveis e de 13% no valor das portagens.

Recordo que os camionistas já realizaram uma marcha lenta de 3 dias e que ameaçam a paralisação nacional na próxima segunda-feira dia 7.

Para o bem de todos, esperamos que cheguem a acordo e as formas de protesto não tenham que ser manifestadas.

O país continua a acusar os efeitos devastadores da crise. Ontem conhecemos novos valores de desemprego que atinge já os 10,8%.


Oitenta – Ministro da Defesa em Elvas

A pouco e pouco temos vindo a conhecer as intenções da autarquia elvense relativamente à valorização do património, bem como, das diversas diligências junto do Ministério da Defesa, proprietário de muitos edifícios necessitados de intervenção por estas paragens.

Em causa está, principalmente, o que é indiscutivelmente uma obra-prima da arquitectura militar, votado ao abandono : o Forte da Graça.

Recentemente, no âmbito do projecto Baluartes formulado entre Elvas e Badajoz e candidato a fundos comunitários, perdeu-se mais uma boa oportunidade de o valorizar e dar-lhe uma utilização. A responsabilidade parece ser do Ministério da Defesa, mas para o caso pouco interessa.

No entanto, ontem o Ministro Augusto Santos Silva deslocou-se à cidade raiana acompanhado do Chefe do Estado Maior do Exército, realizando uma visita ao Forte da Graça, além de uma passagem pelo Museu Militar.

Ficamos a aguardar as boas novas, fazendo votos que finalmente se encontre uma solução para o Forte da Graça que o dignifique e traga mais-valias para a cidade.

São Mais Dualidades!!!
NP

terça-feira, 1 de junho de 2010

Maré negra sem fim à vista

Tem sido com preocupação que tenho acompanhado as notícias sobre a evolução da situação em volta da fuga de petróleo do poço da BP, no fundo do oceano.
Foi ainda com mais preocupação que assisti ontem à notícia de que mais uma tentativa para tapar a fuga não teve qualquer sucesso. Mais um fracasso, depois outros que já houve.
E a situação que já se prolonga por várias semanas.

São impressionantes as imagens que nos chegam da fuga de petróleo, que vem do fundo do oceano e mais impressionantes ainda são as imagens do mar em volta da zona onde ocorre essa fuga e da costa que tem vindo a ser atingida.
São milhões de litros de petróleo que estão a ser injectados directamente no oceano e que já deram e mais ainda vão dar à costa, principalmente dos Estados Unidos.

Se pensarmos o quão dramático são situações de marés negras que são provocadas quando petroleiros têm fugas de petróleo para o oceano, mais facilmente percebemos a dimensão deste caso, em que temos um peço a libertar petróleo directamente no oceano e sem parar, há semanas consecutivas.
Não é por acaso que este já é considerado o maior desastre ambiental da história. Não é necessária muita imaginação para perceber que os ecossistemas, com todas as espécies animais e vegetais daquela zona vão ser destruídos e que essa destruição poderá prolongar-se por muitos anos.
De igual forma, todas as comunidades que habitam nas zonas atingidas e dependem desses recursos naturais para viver, vão ser grandemente atingidas e privadas das suas fontes de rendimentos.

É bem verdade que a BP disse que irá assumir todos os custos inerentes a esta tragédia ambiental. Desta forma poderá ser recuperada a componente económica que está a ser destruída por esta situação, mas e a componente ambiental? E todo aquela mar, praias espécies animais e vegetais que vão ser destruídas? E todos sabemos o tempo que é necessário para que tudo isto volte a ser o que era.

Mas tudo isto serve para nos mostrar que uma tragédia destas não tinha acontecido até hoje simplesmente porque não tinha calhado. Depois de várias tentativas experimentais e falhadas para conter a fuga, sem sucesso, já todos percebemos que o homem avança para estas explorações no fundo do mar sem ter um plano de contingência para o caso de algo correr mal.
Começo a acreditar que a única solução deste problema será quando o poço não tiver mais petróleo para despejar no oceano.

JP