Depois de estar agendada para Janeiro deste ano e de ter sido alterada para Julho por impossibilidade de agenda do governo espanhol à frente da União Europeia no primeiro semestre de 2010, parece que a Cimeira Ibérica está agora marcada para o próximo mês de Setembro.
O local escolhido: Elvas, pois claro!
Em agenda, entre outros temas, estará a linha de alta velocidade Lisboa-Madrid e a estação internacional do Caia que, segundo uma reunião entre o ministro das Obras Públicas e pelo ministro espanhol do Fomento que teve lugar em Madrid por estes dias, será gerida por uma sociedade conjunta criada pelos gestores da rede dos dois países : Refer e Adif.
Mantém-se o compromisso de que a linha de alta velocidade estará concluída em 2013 e ficou acordado entre os ministros dos dois países que, a estação de passageiros será construída do lado espanhol, enquanto que a de mercadorias surgirá do lado português.
Mal foram conhecidas essas declarações, Miguel Celdran, alcalde de Badajoz demonstrou o seu desagrado.
Segundo o mesmo, surge a questão do transporte das mercadorias desde a estação elvense até à plataforma logística construída do lado espanhol.
Em declarações inflamadas, o alcalde espanhol alega que os interesses de Badajoz são sempre deixados para segundo plano e que prevalece a vontade portuguesa…
Tal afirmação suscita-me bastante estranheza uma vez que todos sabemos que na prática as coisas não funcionam assim. Neste tipo de projectos internacionais, a vontade espanhola parece ter uma importância preponderante. Recordemos que, a ligação Lisboa-Madrid tanto por auto-estrada como a própria linha de alta-velocidade viram o seu trajecto definido por Elvas e Badajoz graças à preferência do governo espanhol. Em Portugal surgiram pressões do norte do país que davam preferência à fronteira de Vilar Formoso, mas as decisões estão à vista.
Apesar de reconhecer que algumas questões são pertinentes, parece-me que mais uma vez o alcalde de Badajoz deixa bem evidente a sua posição contrária ao projecto idealizado para uma Eurocidade entre Elvas e Badajoz, com benefícios para ambas.
Mais do que nunca as duas cidades deviam mostrar-se juntas na prossecução de objectivos comuns, mas posições como estas parecem-me desajustadas e nitidamente bairristas.
Aguardemos os próximos episódios para ver onde isto tudo vai parar...entretanto, mais 30% do capital transaccionado no comércio de Badajoz é de origem portuguesa...
Dá que pensar!!!
São Mais Dualidades!!!
NP
EU HOJE SOU...
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Boa tarde amigos. Acabo de regressar do Algarve. Espero que estejam todos
bem. Eu continuo com o problema dos olhos e ainda há espera da consulta no
hos...
Há 2 meses
3 comentários:
Quem não chora ....
Sugiro que se coloque uma portagem à entrada da plataforma, do lado espanhol e que seja paga em função do kg de mercadoria.
Parabéns pela abordagem ao tema!
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