Antes de saires de casa presta atenção

segunda-feira, 29 de março de 2010

Derby televisivo

Esta semana começa com mais um clássico Benfica – Porto, mas desta vez em entrevistas televisivas e pela pessoa dos respectivos presidentes, Luis Filipe Vieira e Pinto da Costa.

Há normalmente duas alturas, mais ou menos esperadas, em que o futebol e os seus dirigentes costumam ser chamados à televisão e às entrevistas. Ou no início das temporadas, para falarem de investimentos, expectativas e afins ou então no final das mesmas, para falarem de sucessos, insucessos, o que correu bem ou correu mal e desejos para a próxima época. Desta vez, até acho que essas típicas entrevistas de final de época estão a chegar um pouco mais cedo do que seria normal. Ainda faltam umas quantas semanas para o fim dos campeonatos.

Por outro lado, para além dessas alturas mais ou menos esperadas para entrevistas, os dirigentes desportivos também são entrevistados apetecíveis cada vez que surge uma polémica no futebol português. O que, diga-se, por cá até vai sendo mais ou menos frequente.

Mas desta vez, e para começar a semana, temos hoje, na SIC, a entrevista ao Presidente do Benfica, Luis Filipe Vieira e a cargo de, nem mais nem menos, do portista ferrenho Miguel Sousa Tavares.
Neste ainda novo programa da SIC, após a transferência do Miguel Sousa Tavares da TVI para este canal, junta-se a opinião pessoal do apresentador com a entrevista.
Não sou particular fã do Miguel Sousa Tavares enquanto “jornalista!”. Acho que fala e opina sobre muita coisa. Por vezes do que sabe e do que não sabe.
Nesta série de programas já tive oportunidade de ver um e meio. O "um" foi ao Gonçalo Amaral e o "meio" foi ao José Sócrates e a ideia com que fiquei é que tem alguma dificuldade em pôr de parte as suas opiniões pessoais, durante as entrevistas.
Sabendo disso, será curioso ver como irá ele fazer hoje a entrevista ao Presidente do Benfica. Não sei porquê mas desconfio que o castigo aos jogadores do Porto por "bom comportamento" no túnel e posterior despenalização será um tema em destaque.

Para fechar o derby televisivo, teremos amanhã, na RTP1 e orientada pela Judite de Sousa a entrevista a Pinto da Costa.
Uma entrevistadora com curriculum de há muitos anos para cá, que costuma fazer boas entrevistas.
A entrevista de amanhã terá também uma curiosidade interessante. O Presidente do Porto costuma ser pessoas mais ou menos assídua nestas coisas das entrevistas, mas a curiosidade da entrevista de amanhã assenta na particularidade de nos últimos anos o entrevistado o ser enquanto Presidente de um clube na mó de cima, enquanto que desta vez a situação é um pouco diferente.

Para ver as duas.

JP

4 comentários:

Elvascidade disse...

Eu acho que vou ligar duas televisões, uma ao lado da outra! :)

Dr. Estranho Amor disse...

"Acho que fala e opina sobre muita coisa. Por vezes do que sabe e do que não sabe."

Coisa que o Sr.JP não faz neste blog.Obviamente.

Anónimo disse...

http://www.asmeninasquevieramdasestrelas.com/index.html/

http://www.zshare.net/download/68611337747aaed2/

Dualidades JP disse...

Obviamente que peço desculpa pelo lapso, pois ao contrário do que escrevi, a entrevista a Luis Filipe Vieira pelo Miguel Sousa Tavares também é hoje (Terça-feira).

Obviamente que só por isso.