Por natureza os portugueses gostam de conversar e são exímios a fazê-lo.
Todos gostamos de dois dedos de boa conversa, desde que o interlocutor ou interlocutora seja interessante, o que nem sempre acontece.
É por isso que, na monótona e muitas vezes enfadonha programação televisiva nacional, se destaca o magazine semanal comandado na SIC por Daniel Oliveira. Refiro-me ao "Alta definição", o programa que tento não perder no sábado depois do almoço.
A selecção dos convidados costuma ser boa e Daniel Oliveira consegue um ambiente muito descontraído, fazendo lembrar a tal conversa de amigos, onde as perguntas se vão encadeando, descobrindo-nos cada uma daquelas personalidades e abordando detalhes privados e que dão azo a confissões às vezes muito íntimas.
O resultado final do programa seduz o espectador pelo formato, pelo tom intimista e de proximidade criado entre entrevistado e entrevistador, enquadrado por boa música de fundo e notas de rodapé que nos dão a conhecer curiosidades sobre o convidado.
Cada entrevistado faz a sua apresentação no inicio da emissão e assume de forma metafórica que está "sem maquilhagem" no Alta definição....daí para a frente passamos a ver cada uma daquelas figuras que costumamos ver no pequeno ecrã com outros olhos, parecendo-nos vulgares humanos com qualidades e defeitos, que vamos descobrindo à medida que a emissão evolui.
Na maior parte dos casos Daniel Oliveira consegue fazer nascer uma ou outra lágrima nos seus convidados ao abordar situações ou assuntos que os marquem mais directamente.
A semana passada acompanhei com especial interesse o programa cujo convidado foi Nicolau Breyner e gostei. Apesar de muitos nos habituarmos a vê-lo na televisão desde que temos conhecimento do referido aparelho, descobri nesta emissão o lado mais intimista de um homem de 70 anos que recentemente venceu um cancro na próstata e que revela a sua vontade de continuar a viver. Além de um grande profissional, é sem dúvida um Senhor.
O programa decorre sem que quase nos apercebamos do tempo, mérito mais uma vez do excelente entrevistador já que a ele, sem dúvida, se deve o sucesso do formato.
Cada semana, a última pergunta colocada por Daniel Oliveira convida os seus entrevistados a revelarem o que "diz os seus olhos". As respostas têm sido as mais diversas, como é de se esperar.
E vocês, "o que dizem os vossos olhos"?
São Mais Dualidades!!!
NP
EU HOJE SOU...
-
Boa tarde amigos. Acabo de regressar do Algarve. Espero que estejam todos
bem. Eu continuo com o problema dos olhos e ainda há espera da consulta no
hos...
Há 2 meses
6 comentários:
Não conhecia, fiquei curioso!
Só tenho pena que ele tivesse abandonado a apresentação do Só Visto na RTP, que é um magazine que gosto bastante.
A Leite Castro é mais gira que ele mas na apresentação não é a mesma coisa. :)
Concordo a 100%.
Outra das conversas que me surpreendeu foi com Paulo Bento alguns programas antes. Daniel Oliveira parece descobrir o botão certo onde apertar para conseguir o melhor dos seus entrevistados.
Ele próprio daria um excelente entrevistado.
A sua história de vida também é digna de ser conhecida e apontada como exemplo. Já leste o seu livro Uma Grama de Esperança?
Se calhar não, mas vale a pena.
É verdade, tem um dom ;)
Eu tb gosto de ver, mas esqueço-me sepre :(
Ai k este fds vamos ser TÃO FELIZES!!!!
:))))))))))))
Bom fds!!
Jinhos,
MS
Dina, vivendo e aprendendo.
Ñ conhecia a história de vida do mocinho, mas depois da tua dica fui investigar e fiquei mt surpreendido. Vou seguir o teu conselho e ler o livro.
Bejos
Em lugar de tabalhar andas na net a ver a vida dos outros. Se o patrão sabe. :DD
Enviar um comentário