Antes de saires de casa presta atenção

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Oito e Oitenta (#85)

Oito – Rede Oncológica Nacional

A actual rede oncológica nacional contempla um universo de 55 hospitais que oferecem tratamento de cancro. No entanto, segundo notícia recente do Jornal de Notícias, 16 desses hospitais podem não cumprir os requisitos mínimos para manter a referida valência.

O Hospital de Elvas está entre eles.

Assim, no desenvolvimento da referida notícia pode ler-se que :
"Há pelo menos 16 hospitais dos 55 a oferecer tratamento de cancro que não cumprem os requisitos mínimos definidos pelo Ministério da Saúde. Têm menos de 500 novos casos por ano. Se o plano de rede se mantiver após a discussão pública, perdem os serviços.
O documento "Requisitos para a prestação de cuidados em oncologia" aponta 500 novos casos de cancro por ano como limiar mínimo para um hospital poder ter uma unidade de Oncologia. Um serviço tem de ter mil, um centro já deverá diagnosticar mais de dois mil.
O texto está em discussão e - segundo o coordenador nacional para as Doenças Oncológicas, Pedro Pimentel, que foi na semana passada ao Parlamento explicar o plano - e inclui apenas "recomendações". O responsável desceu mesmo a fasquia durante o debate, apontando um mínimo de 250 doentes tratados por ano.
A justificação avançada é a de que um maior número de casos concentrado num serviço gera mais prática e mais competência no tratamento dos doentes. Isto além da escassez de recursos técnicos, humanos e financeiros."


Mantemo-nos atentos mas, considero que na área da saúde deve haver alguma sensibilidade na gestão e mais do que a questão numérica deve ter-se em conta que por trás de um número existe uma vida humana à qual pode e deve proporcionar-se algum conforto e comodidade num momento tão complicado.


Oitenta – Feriado Municipal

O Oitenta desta semana apenas é entendido como tal por, no máximo, vinte mil pessoas nas quais me incluo através do sacrifício de um dia de férias.

Refiro-me ao feriado municipal que a cidade de Elvas vai viver já amanhã. Dá muito jeito uma quinta-feirazinha em casa, para carregar energias para o fim-de-semana.
No dia 14 de Janeiro assinalam-se 351 anos sobre a Batalha das Linhas de Elvas, marco de grande importância na reconquista da independência nacional.

Do programa das festas consta a habitual parada militar e militarizada na Praça da República, o desfile das tropas pela rua da Cadeia e a reconstituição da batalha, encenação que conhecerá a sua segunda edição. Talvez este ano tenha oportunidade de espreitar.

Em consequência da minha actividade profissional se desenvolver num concelho vizinho, não hesitei em queimar o último dia de férias do ano 2009 e ficar em Elvas neste dia festivo.

Há lá coisa mais deprimente que sair de Elvas bem cedo, em tal dia como hoje, habitualmente uma manhã gélida e enevoada, e encontrar as ruas vazias, enquanto que os elvenses ainda dormem o sono dos justos.

Encontramo-nos na sexta-feira, pessoal! Para quem for de feriado, EXCELENTE FERIADO!!!!

São Dualidades!!!
NP

5 comentários:

Elvascidade disse...

8: Simplesmente vergonhoso como são tratados os doentes Portugueses. Só quem vive nos grandes centros tem direito a ser tratado, é inadmissível uma coisa destas.
Por de traz de todos estes problemas existem seres humanos, seres humanos com necessidades e que precisam de ser tratados perto das suas residências e perto dos seus familiares.
É o País que temos, onde existem os Portugueses de primeira e os Portugueses de segunda.

80: Mais um feriado que vem mesmo a calhar!

Dualidades JP disse...

A ideia é amontoar os doentes todos num único hospital e depois assistir-se às tipicas situações desses hospitais não conseguirem dar vazão a tantos doentes.
Isto para além de obrigar a pessoas com problemas tão graves quanto estes a constantes deslocações e afastados da familia.

Quanto ao Oitenta, todos os anos o olho como um Oito, por pensar que não o vou gozar. :)

Anónimo disse...

#08#-era de esperar que a elvas lhe fosse retirada mais uma valencia no caso da saúde,foi a maternidade e depois por ai fora,apalparam mole,o presidente disse que se a maternidade nos fosse retirada, se demitia do cargo,como foi um presidente sem honra,agora vem mais esta vaga,depois outra e outra,a causa efeito é o decrescimo e envelhecimento da população elvense.#80#ando á procura e não encontro.(mais valia o 14 de janeiro não se ter dado)

Anónimo disse...

#08#-era de esperar que a elvas lhe fosse retirada mais uma valencia no caso da saúde,foi a maternidade e depois por ai fora,apalparam mole,o presidente disse que se a maternidade nos fosse retirada, se demitia do cargo,como foi um presidente sem honra,agora vem mais esta vaga,depois outra e outra,a causa efeito é o decrescimo e envelhecimento da população elvense.#80#ando á procura e não encontro.(mais valia o 14 de janeiro não se ter dado)

Egas disse...

Irá acontecer o mesmo que a Maternidade, e quem paga é sempre o mesmo