Antes de saires de casa presta atenção

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Oito e Oitenta (#84)

Oito: Proposta de redução do número de feriados

O Oito de hoje já vem do ano passado (isto dito assim até soa mal, parece uma coisa muito distante), mas achei que o devia colocar aqui.

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) andou a fazer contas e chegou à conclusão que em Portugal existem mais dois feriados que na média dos países da União Europeia e vai daí lembrou-se de propor a redução do número de feriados em Portugal como forma de aumentar a produtividade e combater a crise...

Humm... a mim apetece-me perguntar: mas será que esta é a medida mais inteligente que eles encontraram para aumentar a produtividade e a competitividade do nosso país?!
Será que eles acham mesmo que se trabalhássemos mais dois dias por ano os nossos problemas acabavam e passávamos para o pelotão da frente da Europa ou isto é apenas uma tentativa de dizer umas piadas e manter a boa disposição?!

Será que esse pessoal se deu ao trabalho de fazer algumas contas ou apenas mandou isso para o ar?!
O ano tem 52 semanas. Cada semana tem 5 dias úteis, o que dá um total de 260 dias de trabalho. Se a esses 260 dias retirarmos 22 dias de férias e mais uns 12 feriados que possam calhar em dias úteis, temos um total de 226 dias de trabalho por ano.
Ora bem, em relação a esse total, os 2 feriados/dias que a AEP quer transformar em dias de trabalho representam uma percentagem 0,8%.
Será que era esse acréscimo de produtividade que nos iria tirar da crise?!...


Oitenta: Google Nexus One

A Google lançou o seu primeiro telefone, o Google Nexus One.
Actualmente já existiam no mercado vários telefones com o sistema operativo da Google, mas Nexus One é desenhado e comercializado pela empresa, embora o fabrico esteja a cargo da HTC.

Segundo as notícias, "este é um aparelho de última geração com grande capacidade de adaptação ao utilizador, sobretudo pela quantidade de aplicações que já estão disponíveis, quase 20 mil. Longe de chegar ao número de aplicações para iPhone, a verdade é que o sistema Android pode hoje fazer praticamente tudo o que faz o aparelho da Apple, sem ter no entanto uma loja com a importância do iTunes a suportá-lo".

Ou seja, este telefone promete fazer uma feroz concorrência e representar uma boa alternativa a aparelhos semelhantes que já existem no mercado, de outras marcas, e com preços um pouco mais simpáticos. Nos Estados Unidos, será lançado com preços a variar entre os 179 e os 529 dólares, dependendo dos contratos ou não que forem feitos com as operadoras de telecomunicações.
Brevemente chegará à Europa.

Para os interessados, podem ver uma pequena demonstração das funcionalidades aqui.

JP

2 comentários:

portasdolivenza disse...

bom ano 2010 para as dualidades,em relação aos feriados quanto a mim estão errados quando se partem semanas a fio,principalmente em sectores que tem a ver com a distribuição,a produção em que a interrupção envolva caldeiras e afins cujos custos de arranque são enormes,num país em que se apela á produção aumentaram-se os dias de férias,seria de bom tom manter as férias como foram ultimamente legisladas e retirar a 3ª feira de carnaval(feriado???),o 25 de abril(manter o 1º maio),retirara 5ª feira da ascenção,o dia 1ª dezembro e 8 de dezembro,num total de 5 feriados em troca de 5 dias de férias,ganha o país e os trabalhadores, a solução espanhola penso ser razoavel não tira regalias a ninguem ,é só encostar os feriados aos fins de semana,excepto o natal,fim de ano,e o dia de portugal,fácil copiar o que está bem.em relação ao nexus pode vir a revolucionar o mercado desde que traga redução de custos.

Mimi disse...

Oito: Se é para tirar feriados ou férias sou contra !!! :o)))) E se algum dia o meu querido chefinho me vier com uma conversas dessas … bem, não respondo por mim !!! :o))))

Oitenta : Sabes que nessas coisas sou muito básica … um telemóvel para mim serve para fazer e receber chamadas! Até enviar um SMS para mim é um frete :o)))

Beijinhos,