Antes de saires de casa presta atenção

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O São Martinho de hoje e de há 3 anos...

"Em dia de São Martinho, vai à adega e prova ao vinho!"

Esta é apenas uma das frases populares que se associam ao dia de hoje, cheio de tradições.

Comem-se as castanhas assadas, fazem-se os habituais magustos, bebe-se a água pé, prova-se o vinho novo.

Numa altura em que o Outono dá os seus primeiros passos e com ele as chuvas e as temperaturas a baixar, estes dias vivem-se habitualmente com sol e bom tempo, ao que todos apelidam "verão de São Martinho", ou "dos marmelos". Este ano fugiu à regra! A tradição já não é o que era.

Curioso é também que, há três anos atrás, quando o Dualidades dava os seus primeiros passos, o meu primeiro post foi também sobre o verão dos marmelos que, à data se fez sentir de maneira muito particular, vivendo-se em 2007 uma situação meteorológico atípica para a estação.

2007...

É verdade, a rir e a brincar o nosso estamine está a dois dias de completar três anos de existência, facto impensável aquando do seu surgimento.

Três anos, mais de mil posts, um acidente grave de percurso que nos fez perder o nosso precioso histórico e ter que alojar-nos num novo endereço…mudou muita coisa! Na sociedade, nas preocupações que nos movem, na vida dos sócios duais e daqueles que nos lêem e comentam.

No entanto, hoje como há três anos, continuamos a achar que faz sentido descrever duas vivências diferentes porque infelizmente o país continua a dois tempos, arriscando até dizer que, se agravou ainda mais o fosso entre o interior e o litoral, entre Elvas e Lisboa.

Quando começamos o nosso Dualidades ainda não se falava de crise internacional, nem de juros da dívida, nem de FMI, os combustíveis e as matérias-primas ainda não tinham conhecido um acréscimo galopante, o PSD ainda não era presidido pelo Passos Coelho, etc, etc...

Mudou muita coisa em três anos. A sociedade conheceu evoluções estruturais, chegaram mais um par de gadgets que nos simplificaram a vida e despertaram o consumo quando cada vez mais devemos pensar em poupar.

Mudou muita coisa, sim senhor, mas mantém-se a nossa vontade de continuar diariamente a debitar os nossos estados de alma, as revoltas, as alegrias, certos de que continuarão a ler o que escrevemos e a dar-nos os vossos bitaites.

Sábado é dia de festa! Venham vivê-la connosco!

São Mais Dualidades!!!
NP

2 comentários:

Anónimo disse...

O tempo passa a CORRER!

Parabéns ao Vosso esforço e força de vontade!!!
:))

Jinhos,
MS

Elvascidade disse...

Mudou muita coisa mesmo. Mas a vossa qualidade continua igual, parabéns e continuem.