Antes de saires de casa presta atenção

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

O verão dos marmelos

Confesso que o acordar não é o meu momento favorito do dia!
Por mais horas que tenha dormido, não aceito de ânimo leve o facto de ter de enfrentar mais um dia de trabalho! Agora que falo no assunto tenho que admitir que nos fins-de-semana a situação não se reveste de tamanha gravidade…curioso!
A verdade é que hoje, apesar da contrariedade e da azáfama matinal, a televisão despertou a minha atenção ao divulgar a continuidade de tempo quente e seco.

De acordo com as previsões apresentadas, a chuva parece não estar no horizonte e as temperaturas continuarão bastante acima dos valores normais para a época.
Desde pequeno me lembro de ouvir a minha avó falar no “verão dos marmelos”, mas o calor dos últimos dias supera as melhores expectativas!!!

Segundo a minha avó, por altura do São Martinho, os dias ficavam mais quentes e o sol interrompia os dias chuvosos e tristes que o Outono tinha trazido. A alusão aos marmelos acho que se devia ao facto de ser também nesta altura que os ditos frutos se apresentavam maduros, propícios à confecção da marmelada...
No entanto, este ano não há sabedoria popular que nos valha. Serão os primeiros sinais das alterações climáticas?A continuar assim, este ano arriscamo-nos a experimentar as delícias de um Natal tropical! Não que as tradições elvenses incluam neve ou a habitual animação à volta do referido fenómeno metereológico, mas com as temperaturas dos últimos dias, não há tradições que resistam!!!!

NP

Sem comentários: