
Lá tinha os seus defeitos mas no fundo era um tipo porreiro e bastante brincalhão. De vez em quando lá bebia o seu copito a mais, desatava a contar piadas e mostrava todo o seu sentido de humor.
-"Sr. Ministro, onde vai ser o novo aeroporto?"
-"Ainda não sei, mas na margem sul, jamais!"
Pumba! Aeroporto em Alcochete! Galhofa total.
-"Sr. Ministro, quando é que temos a CRIL finalmente concluída?"
-"Em Setembro de 2009 fica todinha!"
Estamos em Janeiro de 2010 e contínuo a apanhar filas diárias na Segunda Circular e nem sinal da CRIL. Cada dia que fico parado na Segunda Circular lembro-me desta piada e dou por mim a rir sozinho no carro.
Por tudo isto fiquei triste quando soube que o Mário Lino não ia transitar para este novo Governo. Senti pena pela sua saída e senti pena por José Sócrates e pela tarefa árdua que teria em tentar arranjar um outro Ministro à altura. Fiquei com bastantes dúvidas se ele conseguiria arranjar um substituto à altura de Mário Lino.
Passados estes meses do novo Governo, José Sócrates voltou a surpreender-me. O novo Ministro das Obras Públicas, António Mendonça, consegue ser melhor que Mário Lino. Estou rendido.
Na passada Quinta-feira, dia 14 de Janeiro, andávamos nós elvenses a festejar o nosso feriado Municipal (alguns de nós virtualmente, claro) e António Mendonça proferia umas declarações fantásticas a propósito do TGV (e aparentemente estava sóbrio).
Segundo ele, quando o TGV estiver terminado irá beneficiar "bastante" o turismo em Portugal e (tcham, tcham, tcham, tcham...) Lisboa pode vir a "transformar-se na praia de Madrid". Epá, genial! E aparentemente estava sóbrio, repito!
Quem mora aqui pelos lados de Lisboa e costuma frequentar os transportes públicos sabe que, chegado o Verão, há muitas pessoas da margem norte que diariamente se metem nos comboios da CP e lá vão elas atravessar o rio em direcção às praias da Costa da Caparica.
Já estou a imaginar as famílias da classe média-alta de Madrid (sim, porque serão essas que terão dinheiro para usar o TGV em longas distâncias), de chinelo, calção, com a toalha e o guarda-sol ao ombro, o farnel e os putos pela mão, a encherem as carruagens do TGV a caminho da Costa da Caparica.
Logo aqui consigo detectar um grande problema para qualquer português que venha no TGV depois de ter ido a Madrid comprar caramelos. A chinfrineira que deve ser viajar num comboio cheio de espanhóis a caminho da praia. Aquelas canas rachadas em uníssono não são faceis...
Nas mesmas declarações que o nosso Ministro fez, referiu-se também a um estudo que encomendou e que estima que a introdução do TGV permita que em 2030 haja mais de 13 milhões de espanhóis a visitar Portugal.
A primeira observação que este estudo me merece é para dizer que se tivessem falado comigo eu fazia um estudo desses por metade do preço e estimava que o TGV trazia 20 milhões de turistas espanhóis a Portugal. E uns 5 milhões de franceses, também. Ucranianos não vale a pena estimar porque esses não precisam de TGV para vir para cá.
Se há coisas fáceis de fazer são estudos a 20 anos. Por mais disparates que se estimem e por maior que seja o erro, quando chegar a altura já ninguém se lembra do que dissemos.
Parece a Conferência do Ambiente de Copenhaga. Todos os países se comprometeram em reduzir grandemente as emissões de poluição até 2050!!! Será que daqui a 40 anos ainda cá vai estar alguém a pedir explicações?!
A segunda observação ao estudo é de um carácter mais matemático. De alguém quem gosta de números e contas.
Estimam eles que em 2030, graças ao TGV, 13 milhões de espanhóis visitarão Portugal. Depois de uma rápida pesquisa no Google, descobre-se que Espanha tem uma população de cerca 45 milhões de habitantes.
Ora bem, admitindo que todos os espanhóis sabem o que é um TGV, que todos os espanhóis querem andar de TGV, que todos os espanhóis têm dinheiro para andar de TGV e que todos os espanhóis têm uma estação de TGV à porta de casa (convém não esquecer isto. Acho que alguém anda enganado e pensa que todos os espanhóis moram em Madrid e arredores...), a partir dessa conclusão do estudo, podemos nós concluir que, em 2030 e em média, 1 em cada 3 espanhóis vai vir a Portugal de TGV. Humm... pois... claro que sim...
Estão a ver o problema que isso vai trazer, não é?! Vai ser impossível achar espaço para estender a toalha nas praias da Costa da Caparica.
Agora em jeito de conclusão. Já aqui escrevi, mais de uma vez, que acho que o TGV não vai ser a solução de nenhum problema do país. Antes pelo contrário. Acho que é uma despesa que o país não pode suportar neste momento e vai deixar-nos uma factura muito grande para pagar.
Ainda assim, encaro isto como uma opinião pessoal e aceito perfeitamente que outros tenham uma opinião contrária e a defendam. Inclusive o Governo.
O que me custa é ver que acham que as pessoas são parvas e, na tentativa de as convencer que o TGV é o fim de todos os nossos problemas, se usem argumentos e justificações totalmente descabidas e sem qualquer nexo, com o intuito de nos iludir.
O TGV é o fim dos nossos problemas?! Eu (T)ambém (G)ostava de (V)er.
Notícia
Boa semana.
JP
Das intenções às concretizações vai um passo de gigante. Ver para crer...
ResponderEliminarVer pa crer...
ResponderEliminarAinda hoje de manhã em conversa, dizia-me 1 amigo meu e com muita razão que isto está feito para encher os bolsos de meia duzia e acho que está COBERTO de razão.
Embora ache que o TGV vai facilitar algumas coisas, mas tb concordo que não vai ser a salvação da pátria, e mensurando custos Vs beneficios, não sei se não seria melhor ficarmos sugaditos...
Enfim, "a historia e o mexilhão o julgará!"
Jinhos,
MS
Todos farinha do mesmo saco.
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